TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  25/11/2015  •  Resenha  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução a moderna gestão de pessoas- As organizações são verdadeiros organismos vivos e em constante ação e desenvolvimento. A organização bem sucedidas, tendências a crescer ou no mínimo sobreviver.

O CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS- O contexto geral da GP é de que é formado por pessoas e organizações em uma incrível e duradoura interdependência.

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS- Competitividade; imagem e reputação no mercado; sustentabilidade; crescimento sustentável; lucratividade; produtividade; qualidade nos produtos; produção de custos; maior participação no mercado; novos mercados; conquistas de novos clientes.

OBJETIVOS INDIVIDUAIS- Melhores salários e ganhos; melhores benefícios; estabilidade no emprego; segurança no trabalho; qualidade de vida no trabalho; satisfação e respeito; oportunidade de crescimento; liberdade para trabalhar; liderança liberal; orgulho na organização.

CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS- Conjunto integrado de atividades de especialistas e gestores como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar passos nos sentidos de proporcionar competências e competitividade à organização, ela é extremamente contingencial e situacional pois depende de vários aspectos como a arquitetura organizacional a cultura corporativa, as características do mercado, o negócio da organização.

STAKEHOLDERS- acionistas e investidores; gestores; funcionários; clientes e consumidores; fornecedores; sindicatos e agências reguladoras; comunidade; sociedade; governo.

CONTRIBUEM COM- Capital de risco, investimentos; competências tomadas de decisão alcande de resultados; trabalho esforço competências alcance de metas e objetivos; aquisição e uso de bem e serviço; matérias primas serviços insumos básicos tecnologia; contrato coletivo e regulamentação no mercado.

ESPERAM RETORNO DE- lucros e dividendos valor agregado responsabilidade financeira; participação nos resultados reconhecimentos e carreira; salários benefícios satisfação e recompensas; lucros e expansão de novos negócios.

ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA MODERNA GP- A GP baseia se em alguns aspectos fundamentais, pessoas como seres humanas; pessoas como ativadoras de recursos humanos organizacionais; pessoas como como parceiras da organização; pessoas como talentos fornecedoras de competências; pessoas como capital humano.

OBJETIVOS DA GP- Os objetivos da GP são variados, ela deve contribuir para a eficácia organizacional pelos seguintes meios, ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas; administrar e impulsionar a mudança.

OS SEIS PROCESSOS BASICOS DE GP- processos de agregar pessoas inclusão de novas pessoas na empresa; processos de aplicar desenho na atividades do que as pessoas irão realizar na empresa orientar e acompanhar seu desempenho; processos de recompensar pessoas incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades; processos de desenvolver pessoas capacitar e desenvolver pessoas;  processos de manter pessoas utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatória para atividades das pessoas; processos de monitorar pessoas acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.

ESTRUTURA DO ORGAO DE GESTAO DE PESSOAS- antigamente os órgãos de ARH eram tradicionalmente estruturados no esquema de departamentalização funcional que predomina nas empresas, mais isso produzia duas consequências indesejáveis. 1 subjetivação, 2 dificuldade de cooperação interdepartamental.

A GESTAO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINAMICO E COMPETITIVO- a administração de ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno, atualmente fala se em GP e não mias RH exatamente para proporcionar essa nova visão das pessoas, não mais como meros funcionários remunerados em função de tempo disponibilizado para a organização, mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa.

ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO CLASSICA-  maior características foi a intensificação da industrialização em amplitude mundial e o surgimento de países desenvolvidos ou industrializados; ênfase na departamentalização funcional na centralização das decisões no topo da hierarquia; estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar e comportamentos das pessoas; teoria clássica da administração.

ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO NEOCLASSICA- teve início após a segunda mundial, quando o mundo começou a mudar mais rápida e intensamente; a velocidade da mudança aumentou gradativamente; as transações comerciais passaram da amplitude local para regional, e de regional para internacional, tornando-se cada vez mais intensas e menos previsíveis, acentuando a competição entre as empresas; teoria clássica foi substituída ela teoria neoclássica da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com