TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos nas organizações: Tendo como objetivo buscar meios para contratação com eficácia e responsabilidade

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]


RESUMO

As empresas utilizam vários métodos hoje para recrutar e selecionar seus empregados, pois tem a necessidade de se ter um profissional bem preparado e com qualidade, e seleção vem implantando métodos, instrumentos e técnicas no seu processo de recrutar e selecionar, para se ter o melhor candidato iremos falar sobre a seleção de pessoas com o intuito de compara-la e entende-la, sempre ressaltando a importância do recrutamento para o sucesso das empresas..

Este estudo busca apresentar a importância destas funções (Recrutamento e Seleção) usualmente acomodadas dentro das áreas ou departamentos de Recursos Humanos nas organizações, tendo como objetivo buscar meios para contratação com eficácia e responsabilidade.

Palavras-chave: empresas , pessoas , seleção, profissional

Sumario

1        Introdução:        

2        Seleção        

2.1        Conceito de seleção de pessoas        

2.2        O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL        

2.3        Técnicas de Seleção de Pessoas        

2.3.1        Entrevista        

2.3.2        Análise de Currículos        

2.3.3        Testes Psicológicos        

2.3.4        Técnicas vivenciais        

3        Conclusão        

4        Bibliografia        


  1. INTRODUÇÃO:

A partir da década de 70, o conceito na Administração passa a tratar os Recursos Humanos como Administração de Recursos Humanos (ARH) onde as pessoas passam a ser um recurso para o sucesso organizacional, na época as pessoas eram consideradas como produção, planejadas e controladas a partir das necessidades da organização (GIL, 2001).

Nos anos 80, devido à globalização, evolução dos sistemas de comunicação, competitividade no mundo dos negócios, mudanças rápidas e imprevisíveis e o dinamismo do ambiente trazem consequências como a reengenharia e downsizing como novas concepções a serem tratadas pela Administração.

E a busca por trabalhadores qualificados e dinâmicos, a transformação intensa das tecnologias, demanda de trabalhos diferenciados assim e o mundo do trabalho no século XXI.

Temos a sensação de que o tempo dura menos, que temos de alcançar melhores resultados com maior eficiência e eficácia e ter um bom desempenho com menos esforço e menos desgaste para a organização e trabalhadores, ou seja, alinhar trabalho com quem e mais capaz de realiza-lo. Para promover o aumento do desempenho do trabalhador existem duas grandes formas , um bom processo seletivo ou  ações de treinamento e desenvolvimento do candidato.(Hilliard 2000)

Para acompanhar esta nova abordagem, o papel de Recursos Humanos tornou-se, nos dias atuais, estratégico, passando a assumir como principal tarefa a de abastecer a empresa de
TALENTOS, o verdadeiro capital da economia globalizada e um fator cada vez mais decisivo no sucesso de uma organização.

E, para que a empresa alcance tal objetivo, o processo de
Seleção de Pessoal constitui um fator determinante.
De acordo com Chiavenato (1999, p.107),
[...] A seleção busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais
adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a
eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. No
fundo, está em jogo o capital intelectual da organização que a seleção deve preservar ou enriquecer.

Entretanto, os índices elevados de rotatividade e de funcionários insatisfeitos em seus novos cargos são ocorrências frequentes nas organizações. Esta informação é confirmada por Esta informação é confirmada por
Rodrigues (2003), que diz: “Em média, metade das contratações é ineficaz, ou seja, o profissional contratado não consegue corresponder às expectativas da organização, daí a alta rotatividade de pessoal, observada em algumas empresas e, sem dúvida, essa alta rotatividade espelha a ineficácia do Processo Seletivo.”
O grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é muito falho. A falta de critérios e de instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, podendo, na maioria das vezes, gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como esses podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes. (NANIAS, 2003).

Sendo assim estudaremos quais os desafios da seleção de pessoas para atender as necessidades das empresas.


  1. SELEÇÃO
  1. CONCEITO DE SELEÇÃO DE PESSOAS

A seleção é a escolha dos (as) candidatos (as) para a organização que foram àqueles que responderam positivamente aos vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados (França 2007 apud Oliveira 2008).

Santos (1973) diz que “.a seleção é um processo pelo qual são escolhidas pessoas adaptadas em determinadas ocupações ou esquema operacional.”

Segundo Robbins (1996), “seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (310.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com