TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humano

Por:   •  15/11/2015  •  Monografia  •  8.012 Palavras (33 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 33

1 INTRODUÇÃO

No mundo global em que hoje se vive, com os avanços tecnológicos no meio de comunicação e informações, as empresas estão se tornando cada vez mais exigentes assim como os consumidores de seus produtos ou serviços, provocando a exigência de funcionários altamente capacitados para a realização de suas tarefas. Hoje o funcionário tem que saber fazer praticamente todas as tarefas básicas, saber trabalhar muito bem para ter competitividade no mercado de trabalho e ter ainda um conhecimento diferenciado.

A administração veio com o intuito de mudar as vidas organizacionais. São notáveis os problemas encontrados na área de recursos humanos, devidamente com motivação dos funcionários e também pisos salariais, o qual por si só, serve de motivação.

        Com base na importância que um diagnóstico de recursos humanos traz a uma organização, o principal objetivo deste trabalho é mostrar teoricamente métodos de cargos e salários que podem ser utilizados nas organizações, com base em referências teóricas e algumas já utilizadas na prática.

        A administração de Recursos Humanos é uma das áreas mais importantes nas organizações porque é uma ferramenta fundamental para o sistema produtivo da empresa como um todo. Hawtorne fez estudos nos quais podem ser enfatizados. Ele começa a fazer as mudanças entre as organizações e seus funcionários, com isso faz o estudo de empresas e funcionários, tais como a pirâmide de maslow, fatores de Herzberg, que em um passado recente estudou sobre liderança, administração participativa e outros.

        As Administrações mais atuais percebem o quanto é lucrativo valorizar as pessoas. O contraste ocorre durante a revolução industrial onde o foco era apenas a tecnologia, mas atualmente vive-se uma realidade onde a fusão tecnológica com as pessoas tem que ser muito boa. As organizações necessitam do capital intelectual humano e hoje é a peça primordial para qualquer organização, por isso, os administradores devem focar suas atenções internas para este segmento.

        Atualmente a sociedade faz com que a globalização fique preponderante a mudanças, isso significa que a capacidade de informações que uma pessoa tem, influencia diretamente nessas mudanças. Observa-se então que é onde se atua a área de recursos humanos, onde suas atividades são feitas como, recrutar, estruturar, instruir, qualificar e valorizar o serviço prestado. De acordo com Milkovich e Boudreau (2000, p. 64) “as condições externas à empresa criam o ambiente para a administração de recursos humanos. Elas influenciam as decisões tomadas pela organização; e essas decisões, por sua vez, influenciam as condições externas”.

        As Organizações vêem que seu ativo principal são seus colaboradores, mas elas ainda não sabem trabalhar com isso, por isso um bom planejamento de recursos humanos e de como gerenciar o capital humano faz a diferença. Friedman et al. (2000, p. 75) “todas as organizações costumam dizer: as pessoas são nosso maior ativo, mas poucas delas, contudo, praticam o que pregam que dirá realmente acreditar nisso”.        

        Dentro da Administração Pública percebe-se que deve ser melhorada a questão de planejar cargos e salários, os recursos humanos devem proporcionar soluções para que seu colaborador possa desempenhar seu trabalho da melhor forma possível e maior eficácia, com a percepção de todos os anseios sociais dentro da organização. Proporcionar alguns programas de qualidade de vida no trabalho, oferecer treinamentos, remunerar melhor de acordo com sua produtividade e grau de conhecimento e o principal fator que é o bem-star. Silva (2002, p. 224), por sua vez, afirma que “o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz”.

        Este trabalho tem como objetivo geral analisar o plano de carreira e cargos e salários com objetivo específico verificar o modelo da descrição de cargo e sua aplicação. Estudar as aplicações salariais do setor público, avaliar o plano de carreira empregado na prefeitura.

  1. Aspectos metodológicos

O caso será estudado em uma empresa pública, onde serão desenvolvidos métodos de avaliação e comportamento de funcionários, em aspecto o plano de carreira e cargos e salários. O estudo se justifica na importância da pesquisa sobre o diagnóstico das atividades desenvolvidas na área de recursos humanos, que hoje virou debate nas empresas.

  1. Local da Pesquisa

O trabalho será realizado na Prefeitura Municipal de Umuarama, na Secretaria de Administração na Diretoria de Recursos Humanos, esta localizada na Av. Rio Branco 3717, contendo 1.580 Colaboradores diretos.

  1. Métodos Utilizados

        No presente estudo se utilizará o método descritivo. Santos (2000, p. 26) apresenta sua definição para o método descritivo sendo este como descrever um fato ou fenômeno e ainda acrescenta que “por isso a pesquisa descritiva é um levantamento das características conhecidas, componentes do fato/fenômeno/problema. É normalmente feita na forma de observações sistemáticas do fenômeno escolhido.” Descritiva para Campos (2001, p. 48) é “conhecer e interpretar a realidade”.

        A pesquisa também se caracterizará como exploratória baseada em livros e pesquisas na internet, o que para Santos (2000, p. 26) “explorar é tipicamente a primeira aproximação de um tema e visa criar maior familiaridade em relação a um fato ou fenômeno”. Para Severino (2000), o método de uma pesquisa é o procedimento mais amplo de raciocínio, e as técnicas são os procedimentos mais restritos que operacionalizam o método, mediante emprego de instrumentos adequados.

         No que se refere à natureza, a presente pesquisa terá uma abordagem quantitativa e qualitativa, visando compor o perfil da amostra. Segundo Richardson et al. (1999, p. 71), o método quantitativo “caracteriza-se pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas...”.

A pesquisa qualitativa é apropriada para avaliação formativa quando se trata em melhorar a efetividade de um programa ou plano, para selecionar e construir uma intervenção (ROESCH, 2005, p. 154).

  1. Instrumentos Utilizados

Os instrumentos para realização deste trabalho serão relatórios fundamentados em pesquisas diversas que por fim serão enviados diretamente aos diretores, para que eles possam executar com êxito o que foi estudado. Para se ter uma pesquisa de qualidade será utilizado o método de entrevista estruturada. Além da entrevista a observação também é considerada uma coleta de dados para conseguir informações sob determinados aspectos da realidade. Ela ajuda o pesquisador a “identificar e obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento” (LAKATOS, 1996. p.79).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)   pdf (587.2 Kb)   docx (880.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com