TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.302 Palavras (30 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDESP

NOME: JAQUELINE D CUNHA MELO

RA: 9610525681

TEMA: DESAFIO PROFISSIONAL

PROFESSORA: ADRIANA BARBOSA GONÇALVES

               

JOAO PESSOA, 13 DE OUTUBRO DE 2015.

  1. INTRODUÇÃO..................................................................02
  2. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO............................................................04
  3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL( ORGANOGRAMA).................................................05
  4. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES...........................................................................................................06
  • Estrutura do projeto
  • Plano de gestão e desenvolvimento
  • desenvolvendo competências individuais e organizacionais
  • desenvolvendo liderança
  • otimização da equipe de trabalho
  1. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO MOTIVACIONAL PARA O PESSOAL OPERACIONAL...................................................................................................................16
  • Plano de gestão e desenvolvimento
  • desenvolvendo competências individuais e organizacionais
  • otimização da equipe de trabalho
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................21

      VII .REFERÊNCIAS....................................................................................................................22

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado como “ Desafio Profissional” tem por finalidade discutir questões de atitude e comportamento no ambiente da empresa sob a visão do futuro gestor de recursos humanos, a exemplo de sua formação e amadurecimento acadêmico administrativo, com base na análise de competências mediante o problema-alvo.  Na elaboração do relatório, seguindo a sugestão inicial tomou-se por base do modelo da proposta de atividade o norteamento das disciplinas de matemática e processos gerenciais , foi feito um estudo de uma instituição e seus problemas administrativos, entre os inúmeros erros e falhas gerencias apontadas se destacou a falta de organização.

O Desafio profissional tem como objetivo elaborar um plano diretor de treinamento do hipermercado Hoterdan, que seria um conjunto de ações que visam a confiança e a capacitação dos seus gerentes e diretores, bem como do quadro operacional da empresa. Situado no interior do Estado de São Paulo, o hipermercado Hoterdan apresenta sérios problemas em políticas de gestão e controle de recursos e pessoal, partindo desta instabilidade a consultoria irá definir um programa administrativo capaz de avaliar e estabelecer novas metas no comércio varejista.

A consultoria realizou uma análise das operações do grupo Hoterdan e obteve resultado acerca da melhoria de  produtividade da empresa, foi redigido um relatório contendo 180 páginas , ele foi entregue a diretoria executiva, em seu conteúdo estava o parecer técnico apontando e justificando alguns aspectos a serem levados em consideração para  a queda nos lucros nos últimos quatro meses. Nestes termos foram detectadas falhas no quesito planejamento, organização e controle, e como solução imediata das diretrizes gerenciais, faz se necessário a implementação de táticas e medidas estratégicas nas tomadas de decisão diante do mercado.

O critério principal que foi levantado no relatório diz respeito as normas de promoção que atendem com certa e quase exclusiva certeza a indicação  particular e ou de partidária dentro do núcleo corporativo, tornando aqueles que ocupam cargos de chefia sem a obrigação do cumprimento de sua função principal, que seria gerenciar a sua unidade, deste modo estes profissionais se ligam mais aos aspectos técnicos e deixam a sobrecarga de decisões a seus superiores imediatos. Muitas vezes a coalizão política predomina no âmbito de poder e autoridade dentro do ambiente corporativo, o que identifica a crise administrativa na esfera principal de comando do grupo Hoterdan, a prática cooperativa por partes dos cargos de chefia com elevado grau hierárquico mostra certa instabilidade nos alicerces de sustentação da firma.

Há diversos pontos no que tange a gestão de pessoas e capital no grupo hoterdan que precisam ser analisados com mais atenção, no entanto considerando o problema em três etapas, verificou-se que estas falhas são inerentes a empresa.  primeiro: inabilidade dos gerentes e diretores em desenvolver projetos de gestão inovadora e engajada. Segundo: desenvolver a liderança nos gerentes e diretores afim de assegurar autonomia e melhor rendimento das atividades empresariais. Terceiro: capacitar e estimular o pessoal operacional, devido a inexistência ou insuficiência das chefias em assuntos de planejamento interno do tipo, promoções, cursos profissionalizantes, training e ou assistências ao empregado.

No entanto, para provocar essas transformações será preciso antes de tudo um acompanhamento psicopedagógico, no intuito de proporcionar as mudanças no ritmo desejado, e com isso os resultados serem os esperados no objetivo final, que é a consolidação do nome na região e da projeção da marca, como forte e respeitada. O que o relatório parcial da consultoria constatou é que desde a fundação as politicas corporativas são as mesmas para promoção interna, focando apenas no lado técnico e deixando no segundo plano os procedimentos gerencias que trazem o equilíbrio e vitalidade  de cada setor, visto que ocorreram mudanças no segmento de mercado ao qual estava  inserido, desde 20 anos de crescimento a fatia do setor aumentou consideravelmente tornando um grupo forte e conhecido regionalmente, no varejo de alimentos. O que ocorreu segundo os especialistas foi a incompetência no setor econômico da empresa, apesar de terem sido realizadas boas vendas nos últimos quatro meses, os custos estavam altíssimos em relação aos rendimentos. O faturamento trimestral foi insuficiente com relação aos gastos obtidos durante esse período. E dessa forma o lucro líquido do hipermercado não foi satisfatório, ou seja, incapacidade por parte das chefias, gerentes e diretores, em se adequar as variáveis de ambiente, mudanças no mercado e organizar as finanças afim de evitar prejuízos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (655.9 Kb)   docx (552.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com