TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.241 Palavras (21 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos

Aimee de Paula Cardoso Ferreira – RA: 5576143260

Cintia Caroline Gonçalves dos Santos – RA: 5389108614

Janaina Aparecida Gonçalves dos Santos  – RA: 4304793789

Joanelize Mariano – RA: 4351823852

Thiesa Pereira de Moraes  – RA: 5737161969

Processos Gerenciais

Professor Ead: Lincon Lopes

Tutora Presencial: Elenice Santos

Jacareí, 18 de Setembro de 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ___________________________________________________________03                                                                                                                      

ETAPA 1_______________________________                                                                   04

ETAPA 2 _________________________                                                                              08

ETAPA 3 _________________________                                                                              12

ETAPA 4 _________________________                                                                              15

CONCLUSÃO ___________                                                                                             _  16

REFERÊNCIAS___________________________________________________________17                                                                                                                      

Introdução

Como é a organização de uma empresa? A partir de que ponto e de quais estruturas é preciso para realizar mudanças organizacionais?

Neste trabalho tentaremos mostrar quais são os processos administrativos de uma empresa desde a realização de um planejamento, até como organizar, direcionar e controlar, com seus pontos a serem aplicados de forma eficiente.
Mostraremos também, o ponto de vista de alguns grandes administradores, comparando suas idéias e opiniões e suas aplicações no nosso próprio dia-a-dia.

Mas qual é a importância do planejamento? Imagine uma empresa que não se organiza e nem planeja uma estratégia futura? Pode ter certeza que será uma catástrofe, e se hoje não houvesse o planejamento é o que aconteceria com as empresas de qualquer nível.

O planejamento nada mais é, do que a forma de organizar ações de forma que se possibilite ter visões sobre suas respectivas áreas que poderão ser afetadas por uma mudança, seja ela na sua parte operacional, financeira, ou até mesmo pelo ponto de vista dos clientes

O planejamento é uma ferramenta administrativa, mas se você observar usamos ela no dia-dia sem perceber, quando traçamos um plano futuro como um casamento por exemplo, primeiro planejamos, organizamos, damos direção para a realização se tornar perfeita.

 Na maneira administrativa, existem varias etapas, e ao final deste trabalho, você vai compreender um pouco a importância deste processo na empresa.

Etapa 1

Mas o que é planejamento?

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Existem três tipos de planejamento no processo administrativo, aos quais cada um tem um benefício e critério.

  1. Planejamento estratégico

Idalberto Chiavenato diz que: É realizado no nível institucional da empresa, ou seja, no ponto mais alto da hierarquia. Os participantes desse nível devem desenvolver estratégias para enfrentar esses elementos ambientais. Para este planejamento é necessário haver uma boa intuição e discernimento, pois é projetado em longo prazo e não se têm dados ou informações sobre ele, daí as dificuldades de um planejamento estratégico. Sujeito a incerteza e imprevisibilidade, ele envolve a empresa como um todo, utilizando todos os recursos. O planejamento estratégico não é a soma dos planos tático e operacional, é um conjunto de tomada de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.

Não diferente da idéia de Chiavenato, Patrick J. Montana e Bruce H. Charnou dizem que esse planejamento realmente acontece á longo prazo (acima de 5 anos). O processo tem inicio pelos executivos da empresa e talvez por membros do conselho de diretores e consultores de administração. A complexibilidade desse planejamento está nas variáveis que são arriscadas e precisam ser constantemente reavaliadas juntamente com seus pontos fortes e fracos. Os autores deixam claro que cada organização pode ver de forma diferente seu planejamento estratégico, porém o resultado é sempre o olhar quanto ao ambiente externo futuro de forma realista e isso determina um rumo amplo e centralizado para a organização.

Margarida Maria Krohling Kunsch também concorda que o planejamento estratégico é responsável pelas grandes decisões nas organizações, ocupa o topo da pirâmide organizacional e se caracteriza em longo prazo. Seu objetivo é buscar novas formas de gerenciar as ações estratégicas, buscando identificar as ameaças e oportunidade nos ambientes auxiliando nas tomadas de decisões no presente para trazer resultados eficazes no futuro.

  1. Planejamento tático

Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch o planejamento tático atua em curto prazo e em áreas mais restritas, ou seja, em áreas determinadas na organização sendo mais especifico para dar respostas às demandas imediatas por meio de ações administrativas e técnicas eficientes. É a implementação do planejamento estratégico, verificando os recursos disponíveis para a obtenção dos objetivos, ocupa o nível intermediário e funciona como ponte entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional.

Para Chiavenato, este planejamento se refere ao nível intermediário das organizações, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa. Ele é elaborado pelos gerentes e executivos, tendo como base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. O planejamento é um processo continuo e permanente, não se esgota na simples montagem de um plano de ação, é sempre voltado para o futuro, conseqüência do planejamento estratégico. É uma relação entre coisas a fazer e tempo disponível para fazê-las, se preocupa com a racionalidade e em subtrair a incerteza. O planejamento é sistêmico, pois considera a empresa ou o órgão como um todo, deve ser flexível para aceitar correções, alterações e modificações, permite a coordenação de várias atividades no sentido da realização dos objetivos desejados de modo eficaz. O planejamento é uma das maneiras de introduzir mudança e inovação dentro da empresa, portanto planejamento tático representa a ligação entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (281.1 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com