TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão de pessoas.

Devido ao avanço das empresas a competitividade, as organizações tiveram que fazer um desenvolvimento organizacional para assegurar o diferencial no mercado, teve início no Brasil no final dos anos 1970 e inicio dos anos 1980, as organizações tiveram que desenvolver programas de Desenvolvimento organizacional, fazendo parte do planejamento estratégico da organização. Com o conjunto de pequenas mudanças a maneira de gerenciar as organizações acabou ganhando a possibilidade e participação de todas as pessoas e com isso vem apresentando benefícios inestimáveis aos negócios.

Por que investir nas pessoas?

• Sem elas a tecnologia não funciona;

• Elas têm o dom de fazer o sucesso ou fracasso de uma empresa;

• Pessoas trazem para a empresa sua vida, emoção, valores e expectativas;

• Pessoas têm a necessidade de integrar seus sonhos em um projeto;

• Quando encontram um ambiente bom para trabalhar colocam o seu talento para fora;

• As pessoas são fieis aqueles que as respeitam, abrem oportunidade e as valorizam.

Mas para isso as organizações e os gestores têm que se adaptar aos desafios e as transformações que o mercado tem para que não percam seus talentos. Assim é necessário discutir e refletir sobre o que atraem um profissional em seu ambiente de trabalho, o que vemos hoje em dia é que o profissional deseja:

• Salário e benefícios;

• Oportunidade de carreira: possibilidade de crescimento;

• Diversos aspectos: produto, serviços e ambiente;

• Delegação de responsabilidade;

• Ética: nas relações e negócios.

Inovação:

Vale ressaltar que os gestores precisam sempre inovar e buscar, pesquisar:

O que a de novo no mercado; o que esta dando resultado;

Que inovações podem realizar na gestão de pessoas; que riscos correrão com novas inovações.

O Recurso Humano de linha com uma gestão efetiva é um dos passos fundamentais para geração de resultados.

Gestão por competências.

Quando a empresa instala um programa de Gestão de Competências, significa que a Gestão de RH quer ter uma visão melhor da sua empresa, tendo melhorias não só para a empresa em si mais para o ser colaborador também.

Mas algumas das empresas não sabem o que é Gestão por Competências às vezes até conhece, mas passa a encarar como uma difícil implantação na empresa, se julga necessária para a melhoria da empresa e não se adéqua as novas implantações que a organização realizou.

Com as competências necessárias:

A empresa que aposta neste processo buscando a excelência na gestão de pessoas.

Com a gestão de competências emplacada na empresa tendo uma visão maior do que os colaboradores necessitam e ao mesmo tempo tendo um retorno positivo para a empresa.

O objetivo do programa é determinar algumas competências, permitindo identificar cada talento para que a empresa possa se posicionar melhor.

A gestão de competências inicia através de:

• Missão;

• Visão;

• Valores

Da empresa e para ter uma visão melhor do que a empresa quer.

Implantando Gestão de Competências terá uma melhoria geral sobre a empresa como:

Parcerias - Para implantar a Gestão por Competências, terá que realizar uma parceria com uma consultoria externa. A proposta é trazer alguém com experiência no assunto para apoiar à implantação do processo. Apesar de conhecer a teoria, a organização terá a necessidade de ter alguém com prática para ditar o "caminho das pedras". Para a consultoria, explicar ao Gerente de Desenvolvimento de Pessoas, também será um aprendizado grande.

Benefícios - clareza nos requisitos de contratação de pessoa. Por essa razão, destacar quais as competências valorizadas para cada função e as expectativas da empresa em relação ao ocupante do cargo, seja no aspecto técnico ou comportamental.

Participação dos líderes - Um diferencial que contribuiu para o sucesso da implantação da Gestão por Competências é a participação dos líderes. No sentido de que a Área de Desenvolvimento de Pessoas promova dinâmica, os grupos que participarem das atividades sejam heterogêneos e contaram com a participação de diretores e de encarregados, que passaram a dividir o mesmo espaço, compartilhando cartolinas, tesouras e experiências.

Gestão de Desempenho com Base em Competências.

A gestão de desempenho tem como princípio a avaliação dos resultados alcançados, comparando ­ os com os planejados, ou seja, entender o que será necessário fazer para que futuramente a empresa possa alcançar os resultados esperados. Quando falamos sobre Gestão de Desempenho com base em competências, percebe ­ se que os fatores principais desta gestão são o desempenho humano, valorizando os colaboradores e quais são as diferentes competências de cada um.

De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com