TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.586 Palavras (19 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

PÓLO SOBRADINHO/DF

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINSTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

DULCIMAR MAIA DE SOUZA 377574

EDIVANDRO JOSÉ DE OLIVEIRA 355401

JOSÉ HENRIQUE DE MELO MOITA 349365

JOSÉ RAIMUNDO ALVES DE SOUZA 349366

GIANNE NUNES MARTINS 351970

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

PROF.ª RAQUEL DE OLIVEIRA HENRIQUE

SOBRADINHO/DF

NOVEMBRO DE 2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. ETAPA 1.        

3. ETAPA 2.        

5. ETAPA 4. MELHOR RELAÇÃO EMPRESA/FUNCIONÁRIO        

6. CONCLUSÃO        

7. BIBLIOGRAFIA        

7. ANEXO 1.        


1. INTRODUÇÃO

        São grandes as diferenças entre o que era praticado no começo do século XX e o que está sendo praticado neste início do século XXI, no que tange à administração das empresas. Mas as mudanças são maiores ainda quando falamos nas relações entre empresa e empregados. Isso se deve em grande medida pelas conquistas sociais que os trabalhadores conseguiram ao longo do século XX.

        Entretanto, também é verdade que as empresas começaram a perceber que seus colaboradores são um eixo importante no seu sistema. Nas empresas mais modernasnão existe mais o famoso “chefe de RH” e nem mesmo o “diretor de RH”. A importância desse setor é tamanha que já existem vice-presidentes de Recursos Humanos.

        Outro fator importante a ser observado é que as relações entre trabalhadores e gestores muitas vezes não é trabalhada. O resultado são funcionários desmotivados e que acham que a empresa “nunca lhe deu nada” ou que ele é explorado por ela.

        A seguir apresentamos um estudo sobre a empresa Posto Autoshopping Sobradinho, uma empresa familiar, cujos donos são marido e mulher e que talvez ainda não tenham uma visão mais progressista de RH.         

O objetivo deste trabalho não é trazer uma resposta definitiva para a questão apresentada. O objetivo é mostrar um caminho que pode ser seguido – talvez apenas um entre muitos – para melhorar a relação entre a empresa e os funcionários de forma que os gastos não se elevem e que os colaboradores se sintam mais valorizados não só como trabalhadores, que o são, mas como pessoas (e não são os trabalhadores pessoas antes de tudo?).

2. ETAPA 1.

        Gerir pessoas é organizar cada integrante de uma organização, definindo o escopo de trabalho, de forma a desenvolver uma atividade de uma determinada área seja ela operacional, logística ou comercial. Na moderna administração, é importante gerir pessoas como: Seres humanos, ativadores inteligentes dos recursos organizacionais e também como parceiros da organização, afinal, em última análise, verificamos que são eles os grandes parceiros da organização.

        A gestão de recursos humanos envolve tudo relacionado às pessoas, como por exemplo, recrutamento, seleção, colocação profissional, relações trabalhistas, etc.

O site http://www.rhportal.com.br/ define Gestão de Recursos Humanos como:

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla Rh. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

        Sobre o filme Tempos Modernos, com o ator Charles Chaplin, vemos como era desumano o tratamento com os empregados no começo do século XX. O filme é uma crítica ao modelo de produção vigente, introduzido por Henry Ford (um modelo revolucionário para a época, é importante destacar) que foi conhecido como produção em linha, onde cada operário executava uma etapa muito simples de uma determinada linha de montagem. Observamos que o operário Carlitos teve um ataque devido ao ambiente de trabalho nocivo e às condições desumanas às quais ele era exposto. O funcionário praticamente não tinha intervalo para descanso e até seu horário de almoço poderia ser retirado, no interesse do administrador. Além de tudo, trabalhava em pé. A atividade ainda poderia causar LER (lesão por esforço repetitivo). Todos estes fatores danosos à saúde.

        Em tese, o que vemos é que na época, os empresários não se preocupavam com o ambiente interno de suas fábricas e nem em proporcionar um ambiente de trabalho salubre e condições humanas, dando uma melhor condição laboral.

        E, no final das contas, todos estes fatores, na verdade, levaram a fábrica a parar sua produção por diversas vezes. E aí, talvez, se justifique o que a moderna administração entende por modelo de gestão de recursos humanos.

        Por exemplo, nos processos seletivos já são obrigatórios os exames admissionais para ter uma real avaliação da condição física e mental do candidato à vaga proposta. Além disso, há organismos internacionais que garantem a proteção da saúde do trabalhador. Isso sem contar a própria CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a Constituição de 1988[1] que tem vários artigos protegendo o trabalhador e sua saúde.

        Nos dias de hoje, é impensável, ou pelo menos deveria ser, uma fábrica ou qualquer local de trabalho com as mesmas condições mostradas filme. Atualmente, a empresa se tornou responsável pela saúde do funcionário, seja física ou mental.

3. ETAPA 2.

A empresa escolhida para este trabalho foi a Posto Autoshopping Sobradinho. É uma empresa de médio porte, com faturamento entre R$ 780 mil e R$ 1,2 milhão por mês. São 25 funcionários trabalhando, sendo 19 frentistas, 2 chefes de pista, 1 trocador de óleo, 1 lavador, 1 gerente e 1 supervisor. Está localizada às margens da BR 020, o que lhe garante um bom movimento de clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (344.9 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com