TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO DE TECNOLOGO EM GESTÃO DE PESSOAS

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RESUMO

Trabalho monográfico sobre Recrutar bem o pessoal que vai assumir cargos é fundamental, tanto para a empresa quanto também para os empregado assim eles se esforçam mais, se qualificam mais para assumir o cargo tendo melhor preparamento. Pode haver o recrutamento dentro da própria empresa, nessa caso é o recrutamento interno e também externo, precisando de uma pessoa pra assumir um cargo na empresa o Gestor de RH pode fazer a seleção interna buscando assim alguém que tem o melhor perfil que se encaixa no novo cargo, como também a seleção externa que é aquela na qual a empresa recebe os currículos faz a seleção normal.

Depois de contratados a organização tem que motivar os colaboradores à trabalhar à contribuir mais para a organização assim, motivando eles, com bônus no final do mês, com gratificações, colaboradores motivados tem resultados melhor, vai trabalhar mais motivados.

RECRUTAMENTO DE PESSOAL: Segundo Toledo (1981 p. 66), "recrutamento é a série de atividades que trata dos estudos e contatos com o mercado de mão de obra, assim como da primeira convocação de candidatos".

SELEÇÃO DE PESSOAL: Para Aquino, Cleber (1980 p. 164), "A seleção caracteriza-se pela investigação, junto aos aprovados pelo recrutamento, dos melhores candidatos. É também um processo de pesquisa, porém realizada com maior profundidade. Inicia-se com as provas, apesar de alguns o realizarem com entrevistas."

Para Chiavenato (1991), o recrutamento e seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo, ou seja, a introdução de recursos humanos na organização. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, de incremento de entrada (input), a seleção é uma atividade obstativa, de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada (input), de classificação e, portanto, restritiva.

Palavras-chave: recrutamento de pessoas, Seleção de pessoas.

ASTRACT

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 10

1.1 PROJETO 10

1.2 PERGUNTA PROBLEMA 11

1.2.1 Como as empresas do ramo de calçados atua no Recrutamento e Seleção. 11

1.2.2 O QUE E RECRUTAMENTO E SELEÇAO? 11

1.3 DELIMITAÇÃO DO PROJETO 11

1.4 OBJETIVOS 12

1.4.1 Objetivo Geral 12

1.4.2 Objetivos específicos 12

1.5 JUSTIFICATIVA 12

1.5.1 Oportunidade do projeto 12

1.5.2 Viabilidade do projeto 12

2. CARACTERÍSTICAS DO OBJETO DA PESQUISA 13

2.1 HISTÓRICO 13

3 REFERENCIAL TEÓRICO 14

Conhecer quais são os requisitos, métodos e contexto básicos dentro da organização, aplicar testes avaliativos, de inteligência e de personalidades para melhor conhecimento de seus indicados, ter uma ideia básica do que encontrar para que não haja erros. 14

4. METODOLOGIA 17

4.1 TIPOS DE PESQUISA 17

4.2 UNIVERSOS DA AMOSTRA 17

4.3 SELEÇÕES DOS SUJEITOS 17

4.4 COLETAS DE DADOS 18

4.5 LIMITAÇÕES DO MÉTODO 18

5 RESULTADOS 18

5.1 PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS 18

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho e sobre o tema recrutamento e seleção de pessoa e aborda alguns temas sobre seleção interna e externa , alguns objetivos gerais como formas e estratégias utilizadas dentro da “ducal”.

O seguinte trabalho está organizado em 6 partes entre dados e teorias sendo elas projeto; abordagem de alguns fatores planejamentos processos, técnicas e conceitos .

Consta a historia da empresa, quem são seus respectivos donos ,o quadro de funcionários e quantos anos de existência também técnicas que a empresa utiliza para contratação a metodologia como concluímos e as pesquisas com resultados e por fim questionário que foi aplicando aos gerentes das lojas ducal calçados e a Bibliografia referencias.

1.1 PROJETO

O projeto do prointer de Gestão de pessoas contem tema como RECRUTAMENTO E SELEÇAO abordando inúmeros fatores internos sobre o mesmo, como planejamentos, processos, técnicas e conceitos. A importância destes tópicos no processo seletivo em uma empresa, teorias e na pratica como e porque a importância deste.

Como se chega a uma conclusão especifica sobre o candidato seus pontos positivos e negativos que encontramos em uma empresa sendo ela pequena média ou grande porte.

1.2 PERGUNTA PROBLEMA

1.2.1 Como as empresas do ramo de calçados atua no Recrutamento e Seleção.

1.2.2 O QUE E RECRUTAMENTO E SELEÇAO?

São técnicas e procedimentos usados nas organizações para atrair candidatos potencialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com