TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório

Recrutamento e Seleção

Atualmente as empresas procuram por pessoas eficazes e bem dinâmicas, no entanto, para que a organização atinja o sucesso é necessário que o trabalho seja bem feito desde o Recrutamento e Seleção, momento em que o RH seleciona os candidatos. É necessário que o gestor saiba definir bem o perfil de cada candidato, selecionando assim o que a empresa precisa e fazendo uma escolha acertada, pois é nesse processo que será definida a melhor opção para a vaga a ser preenchida.

Depois de recrutar e selecionar os candidatos, o gestor fará o processo da entrevista, sendo esse processo muito importante, pois é através dele que o gestor ira buscar todas as informações dos candidatos e também ira avaliar o seu comportamento, verificando principalmente o seu estado emocional, que é um dos pontos mais importantes para se buscar o perfil adequado.

No mercado atual, as empresa não avaliam simplesmente as capacidades e experiências dos seus candidatos, avaliam principalmente as suas competências funcionais, que são os comportamentos e habilidades das pessoas. A entrevista comportamental serve para investigar o comportamento dos candidatos e é estruturada com base no perfil de competências elaborado pela organização. Ela especifica cada tipo de perfil, e as perguntas mais usadas na entrevista comportamental são mais abertas e específicas.

No entanto para se conduzir uma entrevista de seleção obtendo êxito é necessário identificar os objetivos, ter um clima agradável, conduzir a entrevista orientada por objetivos ou competências, evitar questões discriminatórias e anotar as impressões que obteve de cada candidato.

Assim, fica clara a importância de cada passo do processo de R e S, tendo cada um desses, sua importância no objetivo final que é a contratação de profissionais qualificados e capacitados para a vaga em aberto.

Imobiliária Aliança

A Imobiliária Aliança não possui departamento de Recursos Humanos, e são os sócios proprietários que efetuam o Recrutamento e Seleção da empresa. Eles utilizam-se de métodos tradicionais de Recrutamento, como indicações dos próprios funcionários, o que somente tem suprido a necessidade emergencial da empresa.

Os selecionados passam por um período de experiência, onde são colocados a prova, diretamente no trabalho, no dia a dia.

Os métodos de R e S da Imobiliária Aliança têm funcionado bem durante o tempo de sua existência, mas não se mostra eficácia na contratação, por não ter testes organizacionais com os selecionados, pois os mesmos poderiam traçar um perfil para os cargos a serem ocupados, atendendo assim cada setor da empresa.

Além da analise curricular é de suma importância que o RH estude o perfil dos recrutados, para saber se a personalidade profissional dos mesmos e se encaixa com a politica da empresa e as exigências que o cargo a ser ocupado exige.

A JR Consultoria, entra com a ideia de melhorar os métodos de R e S da Imobiliária Aliança, oferecendo profissionais capacitados e treinados na área de Gestão de Pessoas, sugere-se também que haja uma descrição de cargos a serem ocupados, para que haja uma seleção dos candidatos, analisando currículos e selecionando os candidatos para serem submetidos a testes específicos que os caracterizam aptos ou não para ocupar o cargo. Escolhidos e aptos a ocupar os cargos, seriam assim apresentados às diretrizes da organização e inseridos a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com