TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  2.061 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2][pic 1]

ATIVIDADE AULA 05:

  1. Conceitue e Caracterize Pesquisa Salarial; A partir da leitura da aula, quais observações são necessárias em relação à Pesquisa Salarial? Pode se dizer que Pesquisa Salarial É modismo ou Necessidade? O que ganha ou perde uma organização que realiza essa técnica de RH? Justifique:

Pesquisa salarial é um instrumento que tem o objetivo de coletar e organizar estatisticamente os salários praticados em uma determinada região. Pode estar separado por:

Segmento: indústria, comercio e serviços;

Por porte: pequeno, médio ou grande

Segmento de mercado: plásticos, metal-mecanicos, hospitalar

Ou por uma seleção da empresa: a empresa participante escolhe com quem se comparar

As pesquisas salariais tradicionais priorizam o termo cargo, e por isso, perdem um pouco a confiabilidade, pois se vive a era do foco nas competências e nos resultados e não apenas nos cargos. Porém, a pesquisa ainda é um instrumento de grande utilidade. O importante é descobrir o que se deseja saber. Não há uma receita única e pronta para o modelo de pesquisa salarial. Qualquer empresa pode desenvolver o seu método. Porém, recomenda-se seguir o que França determina, observar a ética, o respeito, o sigilo e a reciprocidade, para se ganhar o respeito dos pesquisadores.

  1. Comente pelo menos 02 métodos para pesquisar salários e fale da eficiência desse método.

Consiste na forma, no método, ou no instrumento para coletar informações desejadas. Dentre os principais destacam-se: questionários, visitas a empresas, reunião com especialistas em salários, telefonemas entre especialistas em salários, reuniões e simpósios específicos de grupos de trabalho, formulários eletrônicos em sites da empresa.

 

ATIVIDADE AULA 06:

  1. Faça um texto (mínimo 10 e máximo 15 linhas) Conceituando e Fundamentando  Liderança;

Um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. Quanto maior o numero de seguidores, tanto maior a influencia. E, quanto mais bem sucedida a realização de metas importantes, tanto mais evidencia e liderança. Liderança é uma característica pessoal que os gerentes, administradores, gestores ou qualquer profissional que lida com pessoas possui para realizar as coisas por meio de outras pessoas. Inicialmente podemos acreditar que a liderança é uma característica de pessoas com traços próprios de liderança. Seria um dom, uma habilidade, uma competência que a torna capaz de dirigir pessoas.

  1. A partir da leitura da aula, responda: De que forma a Liderança pode ser vista como uma estratégia de RH e uma Vantagem competitiva? Justifique

A pesquisa de salários é uma necessidade, se torna fundamental na administração de remuneração. Com esse instrumento o administrador pode acompanhar o posicionamento dos seus salários e benefícios com aqueles praticados no mercado.

03. Caracterize as fontes de poder de liderança;

Poder de recompensa: é a capacidade de influenciar pessoas ou conseguir com que as coisas ou as tarefas sejam realizadas mediante a promessa de recompensa que atenda as expectativas e as necessidades das pessoas. A atração é dada pelo poder de recompensa financeira.

Poder coercitivo: é  a capacidade de influenciar através da punição, da ameaça, das normas e regulamentos.

Poder legitimo: é a capacidade de influenciar pessoas e conseguir resultados através da autoridade concedida pelo cargo ocupado na organização.

BOM TRABALHO! 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com