TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  7/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

  DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

   FATIMA CONCEIÇÃO DA ROSA FIEL

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Empresa distribuidora de gás

A empresa é administrada pela proprietária, que se certifica diariamente a contagem das vendas de água e gás, entradas e saídas e valores recebidos.

Tem a gerente, e cinco entregadores, uma auxiliar financeiro e uma secretária que auxilia no horário de almoço da administração e finais de semana, fica de prontidão para atendimentos extras.

GERENTE: Repassa vendas e valores bem como as atividades do dia no que se refere às entregas e comportamento dos demais funcionários.

ENTREGADORES: SE dividem em rotas de entregas para agilizar o trabalho e satisfazer os clientes para um rápido atendimento.

AUXILIAR FINANCEIRO- Atende os pedidos anotando endereços facilitando a distribuição das entregas.

SECRETÁRIA: Cobre os horários de almoço e fins de semana, pra não deixar clientes sem atendimento fora de expediente.

A empresa não possui setor de RH especifico,. Esta atividade é exercida pela proprietária que dirige e informa a todos os procedimentos, motivação com sua própria metodologia.

A empresa não possui um organograma, cada um sabe qual sua atividade e como proceder diante de certas situações com clientes, são orientados pela proprietária, ou em caso de dificuldades, ligam pra empresa pra falarem diretamente com o administrativo, informando a situação e buscando solução diretamente com o cliente e proprietário.

  1. MODOS DE GESTÃO

A empresária reune seus funcionários a cada processo de remanejo de pessoal, ou novos procedimentos para melhorias, comunicando-se diretamente com seus colaboradores de forma clara e precisa. Os colaboradores têm autonomia de dar idéias para mudar os procedimentos e facilitar o desenvolvimento do trabalho. Todos são ouvidos e desta forma, buscam melhorias para tornar o trabalho mais ameno e ágil em tempo mais preciso.

Os funcionários possuem seguro de vida, cartão alimentação.

Tem horas extras, e caso precisem trabalhar aos domingos, um bônus diário para complementação de seus honorários.

Os sábados à tarde, domingos e feriados são remanejados, e quem não faltar nem um dia do mês, tem folga para compensação.

  1.  RELACIONAMENTOS

O relacionamento entre todos é aberto, tendo liberdade de expor os problemas e sugerir soluções para melhorias tanto pra empresa quanto para os funcionários.

A parte administrativa precisa de olhos abertos para acompanhar saídas e retornos, bem como vendas na portaria, retorno de vasilhames com data de validade nos vasilhames a fim de evitar devoluções e transtornos junto aos representantes.

  1. ANALISE CRITICA E SUGESTÃO DE MELHORIAS

Muita venda a prazo, tanto para pessoas jurídicas quanto pessoas físicas, diminuindo lucros. Mesmo a cobrança sendo feita pelos próprios entregadores, o retorno ao mesmo lugar por varias vezes, se torna dispendioso pra pouco retorno, não sendo viável a contratação de cobrador.

Uma das soluções encontradas é a tentativa de venda a vista e no cartão, diminuindo as idas e vindas, com despesa de combustível, perdas de recebimentos

Como o aumento do numero de funcionários não é viável no momento, sugerimos ainda a premiação aos funcionários com menor tempo demora nas entregas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com