TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  2.691 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ATPS

“ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS”

SOROCABA/SP – 2014


[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

“CURSO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS”

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da Disciplina de Administração de Recursos Humanos, do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Examinador/Orientador: Profa. Vanessa Fernanda Coan Miranda

SOROCABA/SP - 2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................................        04

GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS   .......................        05

CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO.....................................................         07

TEMPOS MODERNOS (FILME) ..........................................................................        09

TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS .....................          10

O FUTURO – 2020 – Três mundos que coexistirão  ..............................................           11

QUESTIONARIO  ...................................................................................................          14

CONHECENDO MELHOR A EMPRESA LAPÔNIA           ...................................        16

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  ......................................................................        17

CONCLUSÃO        .................................................................................................        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA .........................................................................        19


INTRODUÇÃO

     

     A Gestão de Pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa no mundo empresarial cada fez mais globalizada e competitiva. Estudar as rotinas do departamento de pessoal é o primeiro passo para entender como a área de Recursos Humanos funciona, por essa razão vamos ver conceitos de gestão de recursos humanos e algumas atividades do cotidiano do departamento de pessoal. Abordaremos por meio deste trabalho diferenciados temas, todos com o intuito de valorização de pessoas dentro das empresas. Envolveremos assuntos passados, que hoje conseguimos observar diversas mudanças que melhoraram a vida das pessoas dentro da empresa e as relações pessoais dentro e fora delas mesmas.

     Incluiremos a importância do RH em relação á diversos setores das empresas a centralização e descentralização do recurso humano as vantagens e desvantagens de ter o RH centralizado e descentralizado.

     Conheceremos o recrutamento de pessoas realizado em uma empresa, a importância e não importância de personalidades e características das pessoas as quais tornarão seus colaboradores.

     A menção de Recursos Humanos só começa a ser feita na década de 60 quando tal expressão começa a substituir no âmbito interno das organizações o termo Administração de Pessoal e Relações Industriais.

     Segundo GIL (1994-15), atualmente a maioria das empresas brasileiras de grande e médio porte mantém departamento de RH, porém a adoção dessa designação parece estar relacionada aos interesses em apresentar uma característica de modernidade. O aparecimento da Administração de Recursos Humanos deve-se à introdução do conceito originário da Teoria Geral de Sistema à gestão de pessoas.

GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS  

     A Globalização vem trazendo mudanças muito rápidas, onde a informação e a tecnologia se tornaram cada vez mais o ponto de referencia. Este movimento representa uma superação do modelo Taylorista-fordista com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foi responsável pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras. Os consumidores tornam-se mais exigentes, um número cada vez maior de competidores chega cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz-se, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento a velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. As pessoas, com todas essas mudanças, passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido às tendências do mercado atual.  

      A mudança organizacional tornou-se uma das principais atividades para empresas e instituições em todo o mundo. Embora as companhias costumassem mudar esporadicamente, quando surgissem necessidades, hoje elas tendem a buscar a mudança. As organizações mudam para competir no mercado, cumprir leis ou regulamentações, introduzir novas tecnologias ou atender variações nas preferências do consumidor ou de parceiros.

     Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças.

     Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade.

     Ser responsavelmente social é estar renovando nossos valores, nos tornando cada vez mais competitivos no mercado.

A sociedade contemporânea, esta que conhecemos globalizada, competitiva ao extremo, com acesso impressionantemente veloz a informação, em constante processo de mudança de cenários cada dia mais rapidamente, não pode ser dominada, isso significa que as empresas para sobreviverem e prosperarem deve buscar uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores da organização, orientados ao resultado final almejado. É nesse ponto que vemos a importância da Gestão de Pessoas dentro das organizações, atuando em toda a estrutura hierárquica da empresa, desde o nível produtivo até a liderança, gerenciando talento, conhecimento, e capital humano disponível. (BATISTA, Andréa Clara Freire; artigo: “O tripé das organizações: pessoas, cultura e comunicação”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (372.4 Kb)   docx (303.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com