TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

2 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Desde o inicio dos tempos, pessoas ensinavam a realização de determinadas tarefas umas as outras como o objetivo que seu grupo sobrevivesse. O termo Treinamento e Desenvolvimento, surgiu no contexto norte-americano em 1942, com a criação da American Society for Training and Development (ASTD).

Sendo assim, a palavra treinamento é utilizada para referenciar todo o esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários. Tendo como foco a mudança em curto prazo de comportamento permanente.

“Treinamento é o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho. (CARVALHO, 1999, P.125)”

O desenvolvimento é utilizado para a ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o aumento da responsabilidade e para a tomada de decisão do mesmo.

“O desenvolvimento serve como uma complementação do treinamento e não como uma substituição. (BASTOS, 1991)”

O desenvolvimento tem como principal objetivo, promover as pessoas naquilo que se sentem mais propensas a fazer, permitindo a utilização do potencial intrínseco de cada ser, tornando-os mais forte individualmente.

2.1 ETAPAS DO PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O processo de treinamento é muito mais complexo do que se imagina, e envolve a realização de quatro (04) etapas:

1. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

Esse deve ser realizado em três níveis, que englobam a analise da empresa, das tarefas e das pessoas. Pode-se utilizar a avaliação de desempenho, a observação dos funcionários, a aplicação de questionários, a sugestão de supervisores ou gerentes ou por meio de entrevistas, reuniões interdepartamentais, etc.

2. ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO

Segundo Chiavenato(2006), essa etapa deve englobar os seguintes itens: O que treinar, quem deve aprender, quando deve ser ensinado, onde deve ser ensinado, como deve ensinar e quem deve ensinar. Essa etapa consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários utilizar. Cada um desses itens deve ser planejado com cuidado para que assim o programa de treinamento atinja as reais necessidades da organização.

3. IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO

Nessa fase, a relação entre o aprendiz e o instrutor se torna essencial. Essa fase também depende de alguns fatores como, adequação do programa as necessidades da organização e dos treinados; a qualidade do material; a cooperação dos chefes e dirigentes da empresa; a qualidade e preparo dos instrutores e a qualidade dos aprendizes.

4. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO TREINAMENTO

Essa etapa é de extrema importância, pois determina ate que ponto ele produziu modificações desejadas no comportamento dos empregados, e verifica se os resultados apresentam relação com a consecução das metas da empresa.

É importante que os próprios indivíduos percebam que também tem que se aperfeiçoar para se manterem ou inserirem no mercado de trabalho. Isto é a busca pelo desenvolvimento pessoal, que também pode partir da empresa. Hoje os funcionários polivalentes são bem mais requisitados, é ai que entra os programas de desenvolvimento buscam formas de intervenção junto aos profissionais, visando adapta-los.

2.2 TIPOS DE TREINAMENTO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS

Os treinamentos podem ser divididos em: On the job (dentro do ambiente de trabalho) ou out the job (fora do ambiente de trabalho).

O treinamento On the job é frequentemente utilizado para cargos não gerencias e possui a vantagem de permitir experiências praticas sob as condições do trabalho, além de propiciar a construção de relacionamentos entre s funcionários. Esse tipo de treinamento engloba as variações: Treinamento introdutório (quando se tem o objetivo de ambientar o novo funcionário ao trabalho, é feita uma apresentação da empresa, funcionários, estrutura organizacional, etc.); Rotação de cargos (ou rodizio de tarefas, tem como objetivo capacitar o funcionário para ocupar diferentes cargos de mesmo nível hierárquico na empresa, indicado quando há excesso de rotina em uma atividade); Programas de estágio e trainee (esses programas permitem a vivencia empresarial, conciliando a teoria com a prática, o estagio se caracteriza pela ausência do vínculo empregatício e tem a finalidade de complementar as atividades de ensino, já o trainee é voltado para a formação generalista do funcionário recém-contratado).

O treinamento out the job é mais formal e permite a imersão total dos funcionários nos ensinamentos. Dentre as técnicas mais utilizadas estão: Palestras (essa será muito útil quando se pretende estimular os funcionários a buscarem sua automotivação); Seminários e conferencias (podem ser usados para comunicar ideias, politicas ou procedimentos, além de levantar pontos de debates); Simulações (permite que o indivíduo faça uma experiência, simulando a situação real em que vivera no ambiente de trabalho); Dramatizações (são dramatizadas cenas – focando no setor em que o funcionário atua – corretas e incorretas para que eles percebam a diferença e mudem suas atitudes para o lado favorável); Estudos de caso (essa técnica é muito utilizada por instituições de ensino, visando preparar o futuro profissional para o ambiente de trabalho, capacitando para a tomada de decisão); Jogos de empresa (os participantes tem a tarefa de tomar decisões que afetam uma organização hipotética, sendo realizados em computadores programados para o jogo).

Atualmente, outra modalidade tem sido muito utilizada, que é o treinamento a distancia. Esse tipo de treinamento se intensifica pela interatividade que as novas mídias permitem, já que os processos de fusão e aquisição de empresas acabam exigindo um treinamento simultâneo a público numerosos e dispersos em varias áreas geográficas.

2.3 DINAMICAS DE GRUPO X JOGOS APLICOS EM TREINAMENTOS

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento. Jogos empresariais são simulações de fatos que ocorreram ou podem ocorrer no ambiente empresarial, nas quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com