TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos entrevista

Por:   •  7/9/2017  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

RECURSOS HUMANOS: O CAPITAL HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES 

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8.ed. –São Paulo: Atlas, 2004.

Idalberto Chiavenato, escrito brasileiro nascido em 1936, na cidade de Viradouro, no interior de São Paulo, é considerado um dos mais expoentes da na área de administração de empresas e recursos humanos.   O livro do Idalberto Chiavenato chamado “Recursos humanos: o capital humano das organizações”, alargar os pontos de vista da Administração de Recursos Humanos para alcançar sucesso profissional e levar a empresa rumo à excelência.

        Após o processo de recrutamento, será iniciado o processo de seleção, cuja finalidade é verificar a adequação dos profissionais as competências e habilidades inerentes à vaga. O profissional que foi recrutado para a entrevista deverá preencher a ficha de solicitação de emprego, como sendo a mais utilizada nas pequenas, medias e grandes empresas, a entrevista tornou-se um instrumento indispensável na contratação de um novo empregado.

Durante a entrevista, a organização precisa saber muito bem o que indagar a candidato, pois uma entrevista mal elaborada pode gerar ônus à organização, uma vez que o candidato não receberá os esclarecimentos pertinentes da empresa ou não se adaptara as novas funções, isso acarretará em novos gastos com uma nova seleção de candidatos, normalmente as empresas observam alguns critérios na escolha de seu futuro colaborador, tais como: experiência profissional, habilidade de se comunicar, entre outros. Para tanto, existe dois tipos de entrevistas avaliativas, a primeira dela é a individual, nesse tipo de entrevista, o empregador tem a oportunidade de negociar salários, fazer uma avaliação psicológica, ter mais informações sobre o candidato, como também pode haver um tratamento diferenciado para o candidato e geralmente, esse tipo de entrevista é realizada para cargos mais elevados dentro da organização.    

O segundo tipo de entrevista e não menos importante, é a entrevista coletiva, nela observa-se o espirito de liderança, espirito de equipe, a criatividade, a passividade, a cooperação entre os candidatos. Geralmente a organização reúne 4 ou mais candidatos em um ambiente e a partir daí, busca investigar o comportamento de cada um em situações diversas. Após a entrada de todos no ambiente,  empregador fala sobre a organização e sobre a vaga em aberto e pede que todos se apresentem, fazendo quando necessário alguns questionamentos.

Cabe a empresa saber conduzir de forma coerente as entrevistas de seleção, tanto as individuais quanto as coletivas, por isso é necessário que ela trace as metas que deseja alcançar e assim ter eficiência e eficácia na escolha certa de seu novo colaborador.

Portanto, as organizações nos dias atuais estão cada vez mais exigentes, buscando profissionais com algumas competências interpessoais, tais como: iniciativa, liderança e habilidade de comunicação.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com