TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista para a Disciplina de Recursos Humanos

Por:   •  8/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

Esse trabalho foi realizado para a disciplina de administração de Recursos Humanos 2 com o objetivo de vermos na prática todos os conceitos estudados em sala e como são aplicados na realidade das empresas com foco em empresas hoteleiras. Para obter tais informações escolhemos uma empresa e realizamos uma entrevista seguindo um roteiro previamente feito e aprovado pelo professor da disciplina .A entrevista foi realizada no Vivaz Boutique Hotel localizado no bairro do Pina na cidade do Recife um hotel com um conceito diferente e único na cidade.

Caracterização da organização pesquisada

Nome: Vivaz Boutique Hotel

Localização: Rua Capitão Rebelinho 374, Recife-PE.

Histórico: abertura em 2014.

Principais atividades: Hospedagem.

Tamanho da empresa: pequeno porte.

Horário de funcionamento: 24 horas.

Visão e missão: Oferecer com excelência um novo conceito de hospedagem na capital Pernambucana.

Método

Após a escolha e confirmação do local, que aconteceu, pois, um dos componentes do grupo é funcionário do hotel. e já com o roteiro pronto que teve como base todos os tópicos estudados enviamos as perguntas para o email do gerente que foi o responsável por responder as nossas dúvidas , infelizmente pela demora e tentativa em receber confirmação de alguma empresa e falta de disponibilidade do gerente não tivemos a oportunidade de fazer a visita ao local porém em nossa opinião como um dos membros da equipa vivencia a realidade da empresa tivemos também a visão do que realmente acontece e não tivemos perdas no momento de contextualizar as informações repassadas pela administração do hotel, então além das respostas do gerente ,procuramos informações na internet (site da empresa) e Luan ,que é quem trabalha lá, nos informou o quê realmente acontecia e como funcionava o planejamento deles.

Resultados

A partir de todas as informações colhidas e se baseando nos conteúdos o grupo pode perceber que a empresa não tem uma estrutura de RH bem definidas e apresenta problemas em algumas áreas ,talvez o despreparo dos gestores e proprietários e por a empresa ser de pequena porte seja essa a explicação para isso. Na questão de recrutamento foi dito que eles realizam pesquisas sobre o perfil dos funcionários não foi informado como mas pensamos que isso pode acontecer com o uso de rede sociais que de certa forma para alguns pode ser visto como algum tipo de invasão da privacidade, já com relação ao treinamento talvez a falta de planejamento faça com que eles foquem o treinamento em apenas um setor , que é o da recepção.Enfim a seguir estão as perguntas utilizadas no roteiro com suas respectivas respostas.

Recrutamento

- Como é realizado o recrutamento e seleção para as vagas em aberto?

O recrutamento é realizado através de entrevistas por telefone e pessoalmente. Nos dois momentos é pesquisado detalhes do perfil do candidato.

-Quais qualidades são exigidas para concorrer?

Preferencialmente curdo de Turismo ou Hotelaria, em curso ou concluído. Preferência por candidatos que falem outra língua, além do português.

-Como é trabalhado a rotatividade e abseteimos?

É realizado um treinamento completo com os recepcionistas, principalmente aqueles que trabalham com reservas.

Treinamento

-Como é realizado o levantamento para a necessidade de treinamento?

Os funcionários mais antigos treinam os novos o tempo que for necessário para o novo funcionário começar a atuar. Elaboramos um material chamado de “tutorial do recepcionista” o qual contém em detalhes funções e procedimentos do cargo.

-Quem geralmente recebe o treinamento e seu nível?

Recepcionistas diurnos.

-Quais os tipos mais comuns de treinamento?

Treinamento de sistemas (EXTRANET) de empresas parceiras.

-Como é realizado e seus métodos?

Podem ocorrer online, através do telefone ou pessoalmente.

-A empresa tem algum programa especial de treinamento para os cargos administrativos?

Não.

-Como é analisado a eficácia do treinamento?

Através de seus proprietários, através da observação no dia a dia.

Avaliação e Desemprenho

-Há como ser avaliado o desempenho da empresa?

Sim, o sistema de reservas contém ferramentas e funções que mostra com clareza informações chaves como pro exemplo, ações dos recepcionistas, ocupação, fluxo de caixa e histórico de utilização do sistema.

Além do sistema interno da empresa, há também as empresas parceiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com