TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Curta Sobre o História do Ensino a Distância

Por:   •  22/5/2022  •  Abstract  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

ENSINO A DISTÂNCIA

O ensino a distância é exemplo de modalidade de educação. Entende-se que tal modalidade é a mediação didático-pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem que acontece com o uso de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoas competentes, com políticas de acesso, em que se tem observação e avaliações adequadas, dentre outros, com atividades educativas realizadas por estudantes e com o apoio de profissionais da educação. O cenário atual evidencia a importância do Ensino à Distância, que com o passar dos  anos foi ganhado espaço e se destacando no cenário educacional. E com a pandemia, se tornou uma alternativa segura e eficaz das pessoas continuarem adquirindo novos conhecimentos.

Os primeiros registros sobre o ensino a distância podem ser verificados no ano de 1904 com o Jornal do Brasil oferecendo curso direcionado para datilógrafos utilizando como meio as correspondências. Influenciado por este jornal, outros também começaram seguir o exemplo, tornando comum a prática no século XX e grande parcela das pessoas tinha interesse em fazer a inscrição nos cursos com o intuito de se especializar em profissões que poderiam atuar na indústria. Com o passar dos anos, com a constante evolução econômica e tecnológica, permitiu que país se tornasse mais industrializado. E no ano de 1920, certas emissoras  de rádio decidiram transmitir conhecimento e ganharam um papel de grande importância quando observado o contexto do ensino a distância. Nos anos de 1960  a 1970, o Governo formulou o Código Brasileiro de Telecomunicações, que contava com emissoras privadas de televisão com programas criados para fins educativos, como é o caso da TV Cultura e TV Escola. Um exemplo importante foi o Telecurso 2000 que se apresenta como precursor da modalidade, que apresentava cursos para adultos, tanto para aqueles que por alguma razão não tiveram a possibilidade de estudar como para aqueles que buscavam qualificação para se inserir no mercado de trabalho. Na década de 1990, teve início os cursos por computado e posteriormente pela internet. E com os constantes avanços, nos dias atuais, os cursos viraram multiplataforma, que podem ser acessados com o uso de computadores, tablets e outros mecanismos, que possibilitam o acesso em qualquer local ou tempo.

Portanto, o ensino a distância foi modalidade que foi se modificando e passando por melhorias e atualmente nota-se o crescimento no interesse em cursos online em todo país. Tal tendência surgiu devido a alguns pontos como a modalidade possibilitar o acesso à capacitação de qualidade com o acesso às plataformas de aprendizagem virtuais, permitindo tanto o conforto quanto a flexibilidade para se dedicar aos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com