TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencia Teorica e Classificação das Máquinas de Elevação e Transporte de Cargas

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1 - Objetivo do Trabalho

2 - Introdução

2.1 - Referencia Teorica e Classificação das Máquinas de Elevação e Transporte de Cargas.

2.2- Ponte Rolante Apoiada

2.3- Pontes Rolantes Suspensas

2.4- Ponte Rolante Uni-Viga

2.4- Ponte Rolante Dupla-Viga

3 - Constituintes da ponte rolante

3.1- Movimentos Verticais da Carga 3.2- Mecanismos de Elevação

4- VIGAS DE SUSTENTAÇÃO DO CARRO 5- Sistemas de Comando da Ponte Rolante 6- NORMAS DE SEGURANÇA EM PONTES ROLANTES 7- Materiais utilizados na Montagem Prototipo 8- Etapas de MONTAGEM PROTÓTIPO Da PONTE ROLANTE 9- Fotos da Estrutura do protótipo Ponte Rolante 10- Conclusão 11- Bibliografia

1 – Objetivo do Trabalho

O objetivo desse trabalho se da através da integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula.Onde assim se contribui para aprimorar os conhecimentos e competências requeridas dos Engenheiros, privilegiando a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares associadas juntamente com as responsabilidades ambientais, éticas, técnicas e econômicas, fomentando-nos mesmos o aparecimento de mecanismos que promovam a compreensão dos conceitos e suas diferentes aplicações, desenvolvendo o futuro Engenheiro, ao longo do processo, para a área profissional escolhida.

No decorrer do andamento do trabalho iremos abordar a confecção da ponte rolante, com seus respectivos procedimentos e medidas, bem como a construção dos sistemas existentes para movimentação do mesmo.

Neste trabalho apresentam-se os elementos constituintes de um equipamento de manuseio e transporte de cargas - Ponte Rolante.

Tivemos por objetivo pesquisar e desenvolver um projeto conceitual de uma máquina de elevação e transporte, mais especificamente um pórtico rolante para ser utilizado na movimentação e carregamento de cargas. Sendo realizada uma coleta de dados e necessidades, a fim de podermos reproduzir em menor escala um modelo esquemático de ponte rolante.

2-INTRODUÇÃO

Ponte Rolante (Fig.1) é uma ferramenta industrial sendo comum em grandes galpões onde se faz necessário o transporte e elevação de cargas internamente é nada mais do que uma máquina de içamento do tipo guindaste. Resumidamente pode-se identificar a Ponte Rolante como sendo uma talha de elevação automática que possui também movimentação nos eixos X e Y através de vigas que estão fixas em um trilho na parte superior do galpão. Atualmente, no Brasil, a NBR 8400 dita às regras para a elaboração de um projeto de ponte rolante. Para se constriur uma ponte rolante em uma determinada empresa, deve-se levar em conta para qual será a finalidade do equipamento, tensão elétrica de alimentação, onde é o ambiente de trabalho, carga de trabalho, tipo de controles, vai, altura de elevação, velocidade da ferramenta. Com estes tópicos bem definidos é possível em conjunto de um engenheiro desenhar um estudo de viabilidade que consequentemente

resultará em projeto caso o estudo seja satisfatório. Esse projeto pode ser um investimento feito erroneamente, sendo desenvolvido com segurança por empresa competente, especializado neste tipo projeto.

Esse projeto foi desenvolvido visando a necessidade de algumas empresas sofrerem com um problema em comum: A falta de espaço.

Esta falta de espaço que impacta na produção que se limita a quantidade de maquinário disposta, na segurança, uma vez que há grande importancia nessas máquinas,pois abastecem e retiram dos postos de trabalho a matéria-prima bruta e o produto final acabado ;onde como a falta de espaço para movimentação, na logística, não há produção suficiente, a demanda de mercado não é atendida, e o principal, impacta no custo, onde o faturamento obtido não gera lucro, tornado o negócio inviável.Desse modo ,se propoe então a utilização do nosso equipamento já visto anteriormente em nosso trabalho acadêmico , sendo muito conhecido como Ponte Rolante atrelada uma nova lógica de trabalho sentindo a melhora do transporte da matéria-prima e do produto final acabado, podendo ser a peça chave para a resolução de diversos problema.

Figura1-Ponte Rolante

2.1- Referencia Teorica e Classificação das Máquinas de Elevação e Transporte de Cargas.

A história da Ponte Rolante deu inicio em 1830,com o surgimento da primeira empresa de guindastes, a Stuckenholz Ludwig sendo atual Demag Cranes & Components que em 1840, se iniciou a produção em massa do equipamento na Alemanha.

As pontes foram evoluindo ao longo do tempo, se constituindo dos mais diversos sistemas e tecnologia de última geração.

A ponte rolante é um sistema eletromecânico constituído de um carro que se desloca sobre vigas, ao longo do edifício, o qual possui um mecanismo de elevação e descida de carga. Os principais equipamentos que fazem parte das máquinas de elevação são: guindaste, ponte rolante, elevador e guincho, e os principais tipos de Ponte Rolante são: apoiada, suspensa , uni-viga e

dupla-viga.O operador de uma ponte rolante deve ser uma pessoa habilitada e treinada, com conhecimento técnico e funcional do equipamento. Sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com