TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletindo sobre o clima organizacional

Trabalho acadêmico: Refletindo sobre o clima organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

1.3 REFLETINDO SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL

Um aspecto a ser considerado é que a cultura organizacional está intimamente retratada no que chamamos de clima organizacional, o qual espelha e reflete de certa forma, a relação dos diversos sujeitos com esta cultura e estruturas organizacionais. O clima fornece elementos para perceber o nível de satisfação dos trabalhadores nos diversos momentos organizacionais.

Precisamos ter condições de compreender o que é e como se constitui o clima dentro de uma organização; irá entender a relação do clima com a cultura organizacional e também colherá subsídios para elaborar, aplicar e analisar pesquisas de clima organizacional.

O clima organizacional é uma espécie de termômetro, pois demonstra de forma imediata como as coisas estão no momento presente da organização: quando você entra em um determinado setor pode perceber se as coisas estão "quentes", se a acolhida e as relações são "calorosas", se o atendimento foi "gelado" e assim por diante. Estas percepções que você tem estão refletindo o "clima", cuja importância reside na sua autenticidade e na capacidade de demonstrar o que as pessoas estão sentindo dentro da organização.

Para nós Pedagogos Empresariais, o clima servirá como ferramenta para analisar as relações dos indivíduos entre si, com as chefias, com a organização, bem como para avaliar o nível geral de satisfação dos indivíduos com o emprego e com a empresa.

1.3.1 Bases conceituais para o estudo do clima organizacional

1.3.1.1 Os conceitos de clima organizacional

Para Litwin (apud LUZ, 2003, p. 10), "Clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento". Nesta definição há uma perspectiva que entende a influência do ambiente no comportamento do indivíduo.

Coda (apud LUZ, 2003, p. 11) relaciona o clima com a satisfação dos funcionários frente aos estímulos organizacionais:

O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

Esta perspectiva é compartilhada por Luz (2003, p. 12), que entende o clima organizacional como "o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento".

O clima organizacional está associado à percepção que os funcionários têm do ambiente organizacional e ao grau de satisfação frente aos aspectos percebidos.

1.3.2 Clima e cultura organizacional

A diferença entre cultura e clima organizacional, uma vez que ambos exercem forte influência sobre o indivíduo. Lembre-se que "Clima é um fenômeno temporal. Refere-se ao estado de ânimo dos funcionários de uma organização, num dado momento. Já a cultura decorre de práticas recorrentes, estabelecidas ao longo do tempo" (LUZ, 2003, p. 21).

A cultura exerce uma grande influência sobre o clima organizacional. Certamente não é a única influência, pois existem fatores externos à organização que também interferem no clima, como condições de saúde, família, lazer, etc; no entanto, a cultura organizacional representa o pano de fundo onde se desenrolam todos os eventos internos. Pode-se afirmar, juntamente com Luz, que a cultura é causa e o clima, conseqüência da cultura.

Portanto, fique atento às demonstrações do clima, sem esquecer, no entanto, de buscar o entendimento de sua origem maior, a cultura organizacional.

1.3.3 Tipos de clima organizacional

O clima organizacional poderá ser classificado de duas formas, segundo as respostas dos indivíduos aos estímulos organizacionais.

- Podemos dizer que o clima é bom quando há um baixo turnover, alto tempo de permanência dos funcionários na empresa, bem como quando estes possuem orgulho em participar da organização.

- Num clima prejudicado ou ruim há um turnover elevado, conflitos interpessoais, desinteresse pelo cumprimento das tarefas, resistências internas, competição exacerbada, vergonha de trabalhar na empresa. Num clima prejudicado ou ruim predomina a falta de motivação.

Clima organizacional é um conceito importante para a compreensão do modo como o contexto do trabalho afeta o comportamento e as atitudes das pessoas neste ambiente, sua qualidade de vida e o desempenho da organização. Fala-se em Clima organizacional para referir-se as influencias do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano. Devido às rápidas mudanças que vem ocorrendo nos anos da globalização, as empresas tem tentado conhecer melhor a dinâmica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com