TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Parcial

Por:   •  25/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O presente relatório tem como objetivo principal mostrar parcialmente a importância das empresas conseguirem fazer um bom diagnóstico educacional para assim conseguirem implantar modelos de educação corporativa, resultando no desenvolvimento dos seus colaboradores, demonstrando ser uma prática necessária para a diferenciação em relação à concorrência no sentido de assim se manterem competitivas no cenário atual. Como também mostrar que toda organização de sucesso precisa ter pessoas motivadas, capacitadas e bem dotadas de maiores conhecimentos, capazes de receber informações, processá-las e chegar aos resultados necessários para a funcionamento e manutenção da organização, e que é fundamentalmente importante que as empresas invistam e aprimorem o seu capital intelectual, tornando o conhecimento como ativo de produção mais importante. Iremos observar também que para manter os colaboradores é necessário desenvolver dentro da organização um plano de cargos, salários e benefícios para que o funcionário se sinta motivado e valorizado por essa organização.

A EDUCAÇÃO CORPORATIVA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Quando falamos em educação corporativa no ramo empresarial podemos dizer que se trata de uma estratégia para desenvolver e educar seus colaboradores, fornecedores e a comunidade A fim de alcançar objetivos da organização. Para entender como está sendo utilizada nas empresas é importante que se diferencie os conceitos principais dessa ferramenta de gestão. São eles: os conceitos de ensinar e aprender.

Sobre ensinar Freire(2003) diz que ensinar não é somente transferir o conhecimento, mais sim criar também possibilidades para que se possa produzir. Já o aprender pode ser definido como o fato de compreender o que lhe foi ensinado, fazendo com que o colaborador contextualize o ensino e o traga para dentro da sua função.

Essa forma de educar surgiu da falta de capacidade do governo em disponibilizar a mão de obra qualificada para as empresas, com isso as empresas sentiram a necessidade de ter mão de obra específica, devidamente treinada e segura de suas tarefas. Fazendo com que as empresas assumissem essa tarefa de educar para assim poder preencher seus postos de trabalho. Meister (1999) fala que “ as empresas ao invés de esperarem que as escolas tornem seus currículos relevantes para as empresas, resolveram ir na contra mão e trouxeram a escola para dentro da empresa”.

Com a educação corporativa dentro das empresas as pessoas passam a se desenvolver, a serem mais críticas, e criam a capacidade de se auto avaliar e perceber que estão mudando e estão melhores a cada dia. Fazendo com que a educação corporativa não seja apenas um recurso mais sim um exercício de Responsabilidade social.

Contudo é importante que as empresas consigam diagnosticar suas necessidades educacionais internas pois procuram sempre se manter competitiva no mercado, já que a educação corporativa vem se firmando como um importante recurso para obter vantagens em relação aos seus concorrentes. Os colaboradores por sua vez se sentem motivados e valorizados quando observam que a empresa tem boas práticas de desenvolvimento do seu capital humano, fazendo com que os colaboradores passem a querer adotar uma postura de aprendizado contínuo, daí a importância de educar corporativamente. Com isso surge uma forma de incentivo para o crescimento ético, profissional e pessoal, no final a empresa também ganha, pois consegue ter seu profissional capacitado para a sua tarefa e gerando mais lucros, já que quando o colaborador está motivado ele tem a capacidade de produzir mais.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento se apresenta como um processo de suma importância para o crescimento organizacional, deve-se saber que é necessário a participação de pessoas com habilidades e talentos realizando seus trabalhos e se tornando únicas dentro das organizações, as mesma devem ser motivadas e mobilizadas, assegurando uma boa qualidade de vida para maximizar o sucesso que resultam maiores possibilidades de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Vários autores e pensadores experientes no assunto apresentam seus pontos de vista diferentes defendendo suas opiniões, mas todos relatam de forma incomum de como a gestão do conhecimento pode proporcionar à organização vantagens em relação a concorrentes e uma lucratividade maior para todos os envolvidos, impactando diretamente nos bons resultados da empresa.

A implantação do conhecimento vem se destacando dentro das organizações através do grande avanço tecnológico, competitividade, aumento de produtividade e permanência no mercado. O conhecimento bem desenvolvido e aproveitado na organização dando total garantia de avanço, também e de extrema importância ter visão empreendedora, inovadora e audaciosa, essas ferramentas contribuem para o conhecimento como o fator proativo mais importante da era da comunicação.

A ação interna e externa tem que prever credibilidade e confiança nas organizações, um desenvolvimento sustentável para todos os envolvidos direto ou indiretamente.

Encontramos dentro do contexto da gestão os conhecimentos tácito que é fruto de experiência e geralmente prático e silencioso. O conhecimento explícito que é qualificado com objetivo e com clareza.

O registro de ocorrências que consiste em definição de acontecimentos que influenciaram ou impediram algum avanço servirá de base para novos projetos, evitando-se que erros sejam repetidos no futuro.

O fator chave e indispensável, pois o mesmo é o comprometimento da equipe, o que envolve uma mudança de cultura.

No geral a gestão do conhecimento terá que desenvolver cada um das ferramentas com uma metodologia, assim perceberemos um bom desempenho a ser seguido dentro da organização chegando a eficácia necessária para a constante melhoria dentro da mesma.

PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFICIOS

Atualmente as empresas precisam apostar em ferramentas que possibilitem a melhoria constante em seus processos, isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com