TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ford o homem e a máquina

Por:   •  11/6/2015  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 2

O filme narra a história de Hnry Ford, que desde criança já se interessava por motores. Quando ainda pequeno se depara com um carro traçado não por cavalos e sim movido por um motor a vapor e fica fascinado.

Com seus conhecimentos e habilidades em mecânica em 1893 cria o seu primeiro motor a gasolina. Com muito esforço e sem descanso Ford com a ajuda de um amigo consegue construir o seu primeiro automóvel, o qual teve o seu projeto comprado por uma empresa na qual Ford passa a trabalhar, porém é demitido e a assim o carro que tinha o seu nome passa a se chamar Cadillac.

Juntamente com alguns investidores como os irmãos Dodge, cria a sua própria fabrica, da qual se torna em 1906 sócio majoritário. Na nova fabrica Ford cria um novo modelo de carro, o Ford Modelo T, um carro para o povo, o que revolucionou a indústria automobilística.

Apesar do grande número de carros vendidos uma grande preocupação era com o tempo gasto para produzir cada automóvel que era de 12 horas, além disso pelo preço cobrado por carro não era possível contratar mais trabalhadores, esses fatores estavam contribuindo para a limitação da produção.

Então Ford tem uma grande ideia de produzir em linha, onde um carro após o outro em esteiras, com divisão de tarefas, uma peça por trabalhador e outros fatores fizeram com que a produtividade aumentasse. Assim surge a produção em série e o seu carro Ford Modelo T se torna o carro mais vendido do mundo.

Com a grande produtividade Ford começa a perceber que seus funcionários se encontravam com alto nível de stress e insatisfação, ocasionando  em boicotagem da linha de montagem e brigas entre eles. Assim Henry resolve diminuir a carga horária e aumentar os salários. Também gerou novas oportunidades com os três turnos.

Mais tarde com a necessidade de mudanças e evolução, Ford perde a liderança para a General Motors, muito resistente Ford não aceitava opiniões e não queria mudanças em seu Ford Modelo T.

Após eleger seu filho Edsel como o novo presidente da Ford Motor Co. consegue comprar as ações dos irmãos Dodge, tendo assim o total de ações da fabrica.

Em 1927 fecha a fabrica para abrir outra e lançar assim um novo modelo de automóvel o Ford Modelo A. Porém com o tempo que a fabrica  ficou fechada fez com que em 1932 fossem demitidos muitos trabalhadores, causando indignação. Além disso os funcionários da fabrica promoviam diversas greves.

Com a morte de Edsel, Henry chama seu neto na marinha e o torna presidente da Ford Motor Co. porém a situação não melhorou o que contribuiu para  um distúrbio de Henry Ford.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com