TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Markentig

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.009 Palavras (21 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

UNISEB INTERATIVO

CURSO ADMINISTRAÇÃO

VIVIAN MARIA DE OLIVEIRA LINO

MARKETING

DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO PRODUTIVA

MARIANA – MG

2016

VIVIAN MARIA DE OLIVEIRA LINO

MARKETING

DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO PRODUTIVA

[pic 1]

MARIANA – MG

2016


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

2. A ORGANIZAÇÃO        05

3. AREA DA ADMINISTRAÇÃO        07

    3.1. Função do Departamento de Marketing        07

    3.2. Posição do Departamento de Marketing na Hierarquia da Organização        07

    3.3. Principais Responsabilidades do Gestor de Marketing        08

    3.4. Relacionamento do Departamento de Marketing com os Demais Departamentos        08

    3.5. Produtos e Segmentos de Mercado        08

    3.6. Relação Produto/Estratégia de Marketing        11

    3.7. Melhores Canais de Comunicação para o Serviço        12

    3.8. Mix de Comunicação de Marketing Adotado        12

    3.9. Técnicas Usadas para Estabelecer os Objetivos de Propaganda        13

    3.10. Estratégia Preço e Produto        13

    3.11. Equipe de Vendas        14

    3.12. Planejamento da Força de Vendas        14

    3.13. Seleção e Treinamento de Vendedores        15

    3.14. Programa de Motivação, Avaliação e Remuneração        15

    3.15. Habilidades Necessárias para Negociar seus Produtos        16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERENCIAS        19

1 – INTRODUÇÃO

        Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para à satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade

A Era do Marketing teve início por volta de 1950, quando os empresários passaram a perceber que só vender não era a melhor maneira. Havia necessidade de valorizar o consumidor

Sem deixar de significar os novos potenciais clientes, os clientes já conquistados numa empresa são a base, os mais importantes, os que geram valor ao passar a palavra da sua antiguidade e satisfação.

O Mercado compõe muitos concorrentes, cada um deles oferecendo produto ou serviços relativamente equivalentes. Os consumidores, ás vezes, são caracterizados como volúveis, são fieis a uma marca e temem e mudar.

A resposta para reter clientes está em realizar um melhor trabalho de atendimento de satisfação ás necessidades do cliente. Somente empresas centradas nos clientes são, verdadeiramente, capazes de construir clientes e não produtos. (Segundo Kotler 2000, Pg. 209),

 Os avanços tecnológicos, a globalização e a continuas mudanças econômicas e sociais estão causando profundas transformações no mercado e consequentemente que esta nele.

O objetivo no processo de estágio é propiciar a vivencia, na prática, dos conceitos e teorias vistos ao longo do curso de graduação. O estágio torna-se, a partir desta perspectiva, um importante instrumento de capacitação profissional integrando o graduando, a escola e a empresa.

        O trabalho aqui apresentado se refere ao relato das atividades realizadas durante o estágio supervisionado II, que teve início no dia29 de abril e término no dia 20de maio de 2016, na Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Mariana, especificamente no Departamento de Inclusão Produtiva dessa instituição.

        Serão descritas aqui as atividades de Marketing desenvolvidas no Departamento de Inclusão Produtiva, onde busquei colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo atitudes profissionais através de supervisão.

2 - A ORGANIZAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Mariana é uma organização governamental de médio porte. Atualmente é administrada pelo Prefeito Duarte Eustáquio Gonçalves Junior. Têm em seu quadro funcional 3.600 funcionários, distribuídos em três órgãos de Assessoramento: Gabinete do Prefeito e vice Prefeito, Procuradoria Geral do Município e Controladoria Interna, e em 13 secretarias, que são: Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal Administração e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano, Secretaria Municipal de Transportes e Estradas Vicinais, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desportos, Secretaria Municipal de Defesa Social e Secretaria Municipal de Meio Ambiente,

Dentre as secretarias descritas acima está a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, ordenada pela Secretária Regiane Maria Gonçalves de Oliveira e o Secretario Adjunto João Paulo Paranhos.

A SEDESC é responsável pela parte social da prefeitura, sendo assim desenvolve projetos sociais e oferta serviços variados a população, a fim de amenizar a situação de vulnerabilidade social de seus usuários.

Para o desenvolvimento das atividades à mesma é dividida em coordenações, que são: Coordenadoria de Proteção Social Básica, Coordenadoria de Média Complexidade, Coordenadoria de Alta Complexidade, Coordenadoria de Programas Sociais, Coordenadoria do Serviço Municipal de Emprego e Coordenadoria de Atenção a Habitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (252.1 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com