TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio

Por:   •  12/11/2015  •  Monografia  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO ACADÊMICO SUPERVISIONADO

CLÁUDIA ALVARENGA DE SOUZA       RA:5530223

Curso: ADMINISTRAÇÃO

7º semestre

SÃO PAULO

2013

I – INTRODUÇÃO

        

        O trabalho desenvolvido pela empresa CELSOLO brinquedos e colecionáveis (nome fantasia), consiste em proporcionar às pessoas uma volta agradável ao passado, às suas memórias, através do comércio varejista de brinquedos antigos e  colecionáveis: discos, revistas, álbuns de figurinhas, chaveiros, bottons, garrafas de refrigerantes, manuais de carros, abridores de garrafa, canivetes, luminosos e outros produtos promocionais; medalhas de condecorações militares, bem como outros itens de militaria; tudo referente a futebol; objetos referentes a datas comemorativas, como o 4º centenário da cidade de São Paulo; propagandas antigas; latas de óleo antigas, enfim, a lista é muito extensa e conforme se estuda o mercado esta lista aumenta progressivamente.

        Trata-se de uma microempresa familiar, composta pelo proprietário, médico aposentado, e sua esposa, que ficam a cargo de desempenhar todas as tarefas, mas o trabalho acaba ficando centralizado em sua maior parte no proprietário, visto que sua esposa permanece com ele na loja apenas uma parte do dia, pois, é dona de casa e está cursando faculdade à noite. Clientes e fornecedores são muitos e acumulam-se fora do estabelecimento, mas como a loja se localiza no interior de uma galeria com outros comerciantes, estes ficam andando e observando as vitrines enquanto aguardam serem atendidos. Os clientes são sempre atendidos primeiro e depois os fornecedores

        A diversificação e o dinamismo das tarefas são imensos, ou seja, nunca um dia será igual ao outro e o que foi planejado para o dia seguinte muitas vezes torna-se difícil à realização, devido a imprevistos, sendo necessária a reprogramação dessas atividades. O tempo torna-se escasso deixando a desejar muitos compromissos agendados com os clientes e fornecedores.

        O local das instalações é muito pequeno. Os produtos acabam ficando amontoados dificultando o acesso, ocasionando quedas que danificam esses produtos e tornando a limpeza precária.        Observa-se que o local definido para o estoque dos produtos encontra-se com sua capacidade esgotada e não é organizado dificultando o acesso e a localização dos produtos.

        A empresa abriu uma filial em Santos, mais precisamente no Mercado Municipal de Santos. São dezenove antiquários, que formam uma Associação, e se diversificam entre brinquedos, móveis, quadros, louças etc. Os proprietários alternam-se todos os dias para cuidar das vendas juntamente com uma funcionária e, quaisquer oportunidades de compra junto aos fornecedores a prioridade é do plantonista, se os produtos oferecidos não forem do interesse deste, ele passará a vez a quem interessar. A loja é mais organizada e o único problema identificado até o momento é a presença dos proprietários apenas nos dias designados dos plantões, geralmente em um final de semana por mês. Nos demais finais de semana, embora estejam em Santos participam de outras atividades, como uma feira de antiguidades em praça pública, todos os sábados, um evento realizado junto à prefeitura de Santos. No domingo de manhã os proprietários percorrem feiras locais espalhadas pela cidade de Santos, para captação de novos produtos e clientes.

        È visível à necessidade de profissionalização da empresa, possibilitando maior estrutura para que ela tenha condições de acompanhar e administrar o crescimento observado. Admissão de funcionários para as funções operacionais e, a departamentalização proporcionará a divisão do trabalho e assim uma melhor organização e visualização de cada função existente dentro da empresa e seus respectivos responsáveis, permitindo aos seus proprietários dedicarem tempo para serem mais presentes na filial e pensarem em estratégias e táticas para manter e aumentar o market Share da empresa.  Com instalações maiores (existe um estudo para ampliação), os produtos poderão ser expostos pelo interior da loja, sem amontoados e facilitando a limpeza e o acesso a eles, propiciando um local mais agradável aos clientes e fornecedores. Foi adquirido recentemente um novo local que servirá como estoque, isso deverá solucionar o problema de acúmulo e uma disposição dos produtos de forma mais eficiente e produtiva, eliminando assim prejuízos causados por perdas de vendas e danificação de produtos.  A Administração do tempo possibilita uma melhor disposição das tarefas do dia, com horários e locais específicos para o atendimento de fornecedores e um remanejamento antecipado de compromissos agendados, contribuindo para a oferta de uma melhor qualidade de atendimento a todos os clientes, sejam eles externos e internos. O cliente deve ser a prioridade dentro da empresa. Tais mudanças edificará a imagem da empresa criando vantagens competitivas, que auxiliarão na captação de novos clientes e fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com