TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do estagio modificado

Por:   •  12/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 10

CAPITULO I

1.INTRODUÇÃO

No presente relatório de estágio académico realizado no período de três meses (28 de Julho até 15 de Novembro), no Governo Distrital da Maxixe/Secretaria Distrital da Maxixe, serão tratados de forma objectiva todos os aspectos e actividades desenvolvidas pela estagiária Bercia de Cármen Rélia.

O estágio foi realizado em três sectores diferentes dentro do GDM/SD, nomeadamente: o sector de Recursos Humanos, Função Pública e Secretaria, onde em cada sector a estagiaria permaneceu a realizar as suas actividades por um período de um mês.

O governo do distrito da Maxixe funciona das 07:30 até as 15:30, de segunda a sexta feira.

O presente relatório de estagio encontra-se subdividido em quatro capítulos, onde no primeiro tratou-se sobre a introdução o objectivos do relatório. No segundo capítulo tratou-se sobre a contextualização e localização do distrito da Maxixe, no terceiro capítulo tratou-se sobre as fases do estágio, e no quarto capítulo abordou-se sobre a conclusão e recomendações do relatório.

1.1 Objectivos do relatório

O presente relatório académico realizado no GDM/SD, tem como objectivos centrais:

  • Identificar o Governo Distrital da Maxixe/Secretaria Distrital;
  • Descrever as actividades realizadas dentro do GDM/SD e;
  • Descrever as actividades desenvolvidas pela estagiária.

CAPITULO II

2. CONCEITUALIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO DISTRITO DA MAXIXE

  • Governo Local

Segundo a Lei base das Autarquias Locais, governos locais são serviços administrativos que são menores do que um Estado.  O termo é usado para contrastar com serviços em nível de Estado-nação, que se mencionam o Governo central ou (onde apropriado) governo federal.

  • Secretaria Distrital

A Secretaria Distrital é o órgão do Aparelho Distrital do Estado encarregue de prestar assistência técnico-administrativa ao Governo Distrital (MAE; 2005).

  • Estágio Académico

Segundo MARCONI (2009); o estágio académico é um momento na formação universitária em que estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os fundamentos teóricos apreendidos no ensino superior ainda em curso e vivenciar o cotidiano da profissão pretendida.

2.1 Localização Geográfica do Distrito da Maxixe

Segundo o INE (2002); O Distrito de Maxixe estende-se por uma área de 282 com uma população de 129.599 habitantes (INE: Projecção da população/2016), sendo a densidade populacional de 459, 32 hab/, fazendo limite a Norte com o Distrito de Morrumbene, a Sul com o de Jangamo, a Oeste com o Distrito de Homoine e a Este com a Baía de Inhambane.[pic 1][pic 2]

2.1.1 Divisão Administrativa

Segundo informações colhidas no local do estágio, o distrito está dividido em 17Bairros, nomeadamente: Nhaguiviga, Mabil, Dambo, Macuamene, Macupula, Malalane, Chambone A, Chambone B, Bembe, Mauéue, Rumbana, Eduardo Mondlane, Nhambiho (Nhamaxaxa), Nhabanda, Nhanguila, Tinga-Tinga e Manhala.

Fig. 1 Mapa do Distrito de Maxixe[pic 3]

Fonte:GDM

2.1.2 Noções básicas sobre a origem do Governo Distrital da Maxixe/Secretaria Distrital

A representação do Estado foi fundada a 27 de Dezembro de 2007 e era constituída por um representante do Estado, um secretário permanente, um Assistente do Administrador, um responsável dos Recursos Humanos e um responsável da Contabilidade. No ano de 2008, com base na resolução nº 4/2006 e o decreto nº 6/2006 que cria o estatuto orgânico da Secretaria Distrital e do Governo Distrital, foram constituídos os Serviços de Saúde Mulher e Acção Social, Serviço de Educação, Juventude e Tecnologia, Serviços de Actividades Económicas e a Secretaria Distrital.

No ano de 2008, com base na resolução nº 4/2006 e o decreto nº 6/2006 que cria o estatuto orgânico da Secretaria Distrital e do Governo Distrital, foram constituídos os Serviços de Saúde Mulher e Acção Social, Serviço de Educação, Juventude e Tecnologia, Serviços de Actividades Económicas e a Secretaria Distrital.

2.1.3 Missão, Visão e Valores do Governo do Distrito de Maxixe

O GDM/SD tem como Missão, Visão e Valores os seguintes:

  • Missão

Garantir o funcionamento permanente e regular dos serviços na componente técnico-administrativo, gestão de recursos humanos, material e financeiros da área da Função Pública e Administração Local do Estado.

  • Visão

Tornar-se numa instituição de excelência na organização e funcionamento dos órgãos Locais do estado ao serviço do cidadão.

VALORES

 

Zelo e bem servir

Responsabilidade

Justiça

Profissionalismo

Justiça

Imparcialidade

Rigor

Integridade

CAPITULO III

3. FASES DO ESTÁGIO

3.1 Primeira fase: Secção dos Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos, especialmente nas grandes empresas, é de extrema importância, apesar de muitas vezes ser considerado simplesmente um "gasto" e, ainda por cima, secundário. O conceito de recursos humanos remete a todas as práticas e políticas que objetivam administrar comportamentos dentro de uma organização. A partir do reconhecimento das pessoas como recursos, faz-se necessário estabelecer formas de gerenciar e investir neles, de forma a explorar de forma positiva a plenitude das capacidades humanas disponíveis na empresa.

As funções do departamento de RH, nesse sentido, vão desde a seleção de profissionais para compor a equipe da instituição à sua gerência, uma vez que são contratados ou estabelecem alguma forma de vínculo empregatício. E não somente isso, mas guiar e orientar os profissionais quanto aos objetivos e metas da empresa proporcionando um ambiente de comunicação aberta, passa a ser também preocupação e responsabilidade do setor, compondo parte importante do que "os recursos humanos" faz pela organização na qual se insere.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (401.3 Kb)   docx (192 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com