TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações entre universidade e empresa, do empreendedorismo

Por:   •  10/3/2018  •  Artigo  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Brusque, 22 de fevereiro de 2012.

Fernando Amauri Poli

Engenharia de Produção – 1ª Fase

Resumo: A Relação Universidade – Empresa, a partir do Emprrendedorismo

“A necessidade de delimitarmos o sujeito universidade deve-se, sobretudo, à polissemia que o termo vem assumindo. Se, historicamente, o que chamamos de Ensino Superior sempre foi mais amplo do que chamamos universidade” (CHARLES e VERGER, 1996 aput Ferreira, 2007). Segundo Ferreira esta “polissemia que o termo vai adquirindo raia a banalização” (Ferreira, 2007), tendo em vista que facilmente certas organizações se autodenominam universidade. Além disto hoje há uma grande confusão causada pela grande números de centros de educação superior onde não se sabe qual a diferença entre Ensino Superior e Universidade.

Para evitar a confusão e balizar a identificação da Universidade, Ferreira aponta seis características que dão os parâmetros para isto:

a) Universidade como instituição que objetiva a produção de conhecimento interessado – A universidade produz conhecimento através de estudo e pesquisas que partem de interesse geral da “reprodução e manutenção da espécie e não a interesses imediatistas ou particulares” (Ferreira, 2007). Para a universidade interessa ser crítica e de compreensão.

b) Universidade como universitas – A Universidades como lugar onde diversas áreas de interesse juntam-se em busca de um único interesse e conversem entre elas, juntando as suas especialidades.

c) Universidade como lugar de formação integral – A universidade como lugar de formação de não apenas “profissionais e sim cidadãos capazes de articularem seus interesses pessoais com os interesses sociais” (Ferreira, 2007). Neste aspecto a Universidade não dá apenas uma formação científica, mas torna as pessoas que por ali passam seres que pensam e trabalham por uma sociedade melhor.

d) Universidade como centro de interlocução interessada com a sociedade – A Universidade deve estar de olho nos interesses da sociedade onde a mesmas está inserida. Como centro imparcial que a mesma deve ser, esta interlocução tem que ser de maneira que nem as portas da Universidade sejam todas abertas e nem todas fechadas, para que nenhumas das duas percam sua individualidade.

e) Universidade como instituição autônoma – Tendo em vista seu começo na religião a História mostra que a busca pela sua identidade dependeu da sua autonomia. Esta autonomia é necessária para a imparcialidade e por isto ela não deve ter dependência com religião, política ou qualquer outro conjunto formador de idéia. E ainda evitar influência das mesmas no sentido de direcionar seus estudos.

f) A universidade como instituição policêntrica –

ALCIVAM PAULO DE OLIVEIRA A RELAÇÃO UNIVERSIDADE – EMPRESA, A PARTIR DO EMPREENDEDORISMO: um estudo sobre o confronto de lógicas, no contexto de crises e reformas. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado, em Educação, da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial, para obtenção do grau de Mestre, em Educação. ORIENTADORA: Profª. Dr.ª Rosilda Arruda Ferreira

Disponível em: http://grupoagora.wordpress.com/2007/06/18/texto-a-relacao-universidade-empresa-a-partir-do-empreendedorismo/-Acesso em 01/09/11.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com