TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração Estratégica

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Introdução ..............................................................................................................  03

Motivação  ..............................................................................................................  04

Objetivos ................................................................................................................  06

Referências Bibliográficas....................................................................................  07

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre como a remuneração estratégica é capaz de motivar seus profissionais. A escolha do tema se deu em virtude da identificação pessoal de todas as integrantes.

Na busca por mudanças em nossas organizações, optamos por estudar o caso e assim identificar as falhas existentes no processo de motivação vivido que atualmente não surtiu efeito.

Dentro de todos os conteúdos vistos na graduação, acreditamos que a motivação é de extrema importância porque aprendemos que um colaborador engajado em realizar bem seu trabalho pode trazer muitos benefícios para a empresa e não somente financeiros, como também um bom relacionamento interpessoal bem humorado, alegre, feliz, satisfeito e sem preocupações pessoais que interferem muito em seu dia a dia.

O tema será abordado por notar que o mercado em geral esta se adequando e buscando cada vez mais destaque no desenvolvimento da qualidade de vida de seus colaboradores.

As empresas líderes de mercado possuem valorização por se importarem não somente com o cliente final que lhe gera lucro, mas também com aquele que possibilita o lucro realizando todo o processo de produção, por exemplo, ou mesmo os controles administrativos, financeiros e comerciais.

Nosso trabalho tem foco na seguinte pergunta: “Será que por meio da remuneração PLR as organizações são capazes de motivar os seus colaboradores?”.

“Planos de Participação dos Lucros (PLR) é um plano que envolve toda a organização, distribuindo um pagamento baseado em alguma formula de calculo da lucratividade da empresa” é o que afirma Robbins (2010, p. 245).

Conforme Robbins PLR é um beneficio que uma empresa distribui entre os funcionários como forma de bonificação referente à meta alcançada.

MOTIVAÇÃO

Para aprofundar mais sobre o tema utilizaremos as questões a seguir.

O que é motivação? Segundo Bergamini (1990) “As pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões”.  Motivação é o processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta, quando está motivado o profissional desempenha sua função com mais prazer e maior satisfação, isso faz com que ela produza mais e melhor.

Como motivar? Várias teorias foram levantadas acerca da motivação e do que ela é. Algumas delas mantiveram credibilidade por certo tempo, e acabaram por criar uma apresentação concisa sobre o assunto. Falando de forma clara, todas as teorias são válidas, embora cada uma delas tenha sua própria abordagem e dê mais ênfase a alguns fatores do que a outros. Contudo, um gestor tem a responsabilidade de colocar em prática a teoria e, na verdade, a responsabilidade de motivar as pessoas próximas a ele no ambiente de trabalho.

Quais são os fatores motivacionais? Muitas pessoas acreditam que o principal fator motivacional é o salario, segundo uma pesquisa feita pelo Jornal Carreira & Sucesso em 07 de agosto de 2000, com cerca de 1.400 gestores brasileiros, observou-se que a remuneração ocupa o terceiro lugar como fator de motivação e de satisfação geral no emprego, com uma representação de apenas 12,8%.

Atualmente as organizações vêm enfatizando cada vez mais o assunto sobre a motivação pessoal. Em razão do destaque deste assunto na literatura administrativa temos as mais diversas conceituações e aplicações da motivação no ambiente de trabalho, porém o sentido da palavra motivação provem do latim, é o que afirma Maximiniano, (2004 p. 14) “A palavra motivação derivado latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”.

Pode-se analisar que o autor refere-se à motivação como a mola propulsora que contribui para a realização de um determinado desejo, sendo o motivo e a emoção o segredo do entusiasmo na realização de algum objetivo.

No mercado corporativo um dos grandes objetivos dos administradores é criar métodos em que seja possível despertar e manter a motivação entre seus funcionários.  

As organizações estão percebendo que a remuneração pode funcionar como um importante fator estratégico, pois pode alinhar custos próximos aos competidores e conduzir os colaboradores a ter um foco mais competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com