TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Carne e Osso Documentário

Por:   •  15/11/2017  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Acadêmico: Paôla Alves dos Santos

Curso: Administração                 Período: 2º

Disciplina: Filosofia e Ética Profissional

Professor(a): Marcos de Morais Tavares

Data: 20/10/2016

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO “CARNE E OSSO” PARA OBTENÇÃO DE CRÉDITOS

O documentário “Carne e Osso” exibido em 2013 pela Globo News mostra a dura realidade de pessoas que trabalham em grandes frigoríficos no sul e centro oeste do Brasil, a maneira degradante como são tratadas, as condições precárias e em desacordo com as normas trabalhistas, a exploração e humilhação a que esses trabalhadores são submetidos.

A indústria frigorífica brasileira é um amplo mercado gerador de empregos e movimenta a economia nacional e também a internacional com a exportação de produtos. O que fica escondido por trás desta indústria tão imponente é a degradante rotina dos funcionários, que trabalham em extensas jornadas de trabalho e consequentemente são expostos aos mais diversos acidentes, desde os mais simples até os mais traumáticos, como a perda de um de seus membros.

Os movimentos repetitivos exercidos muito além do limite de segurança ao longo dos anos causam danos irreparáveis aos trabalhadores, que não recebem um tratamento médico adequado e são simplesmente descartados, como se fossem apenas um objeto e não um ser humano. Quando começam a apresentar sintomas de uma tendinite ou outro distúrbio são rapidamente dispensados e substituídos por outro funcionário. Os trabalhadores se sentem intimidados a não denunciar os maus tratos e as condições precárias de trabalho, pois temem pela perda do emprego e dessa maneira vivem por anos nestas condições prejudiciais à sua própria vida.

Além dos transtornos físicos, os transtornos psicológicos como a depressão são também uma das maiores causas de afastamento das atividades laborais, devido à rotina escravizante e desumana vivida dentro dos frigoríficos. Os trabalhadores não podem nem mesmo conversar entre si e têm que pedir permissão até mesmo para ir ao banheiro.

Em abril de 2013 foi assinada a Norma Regulamentadora 36 pelo Ministro do Trabalho, segundo relato do documentário, com intuito de regulamentar as condições de trabalho nas áreas de abate e processamento de carnes e derivados. Resta saber se realmente estas normas são rigorosamente cumpridas em um ambiente onde a ambição e o capitalismo falam mais alto que o respeito à dignidade do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com