TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Caso Samarco

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Resenha Crítica de Caso “Samarco: O papel da empresa no empoderamento das pessoas.”

Nome do aluno (a): Monique dos Santos Nunes da Silveira

Trabalho da disciplina Comunicação e Estratégia Empresarial

Tutor: Prof.ª. Cláudia Márcia Pereira Loureiro

Ariquemes, Rondônia - 2020

Estudo de Caso: “Samarco: O papel da empresa no empoderamento das pessoas.”

REFERÊNCIA: FISCHER. Rosa Maria, Supervisora da Elaboração do caso em estudo de caso disponível na Biblioteca da universidade Estácio de Sá.

O estudo de caso vem a abordar as atividades da mineradora Samarco, uma empresa brasileira fornecedora de ferro de alta qualidade para a indústria siderúrgica mundial e do seu planejamento estratégico corporativo no ano de 2004.

O setor de mineração brasileiro vinha apresentando um importante índice de crescimento e o mercado internacional demandava mais minério de ferro. Para atender ao aumento desta demanda, a Samarco investiu no projeto de otimização do processo produtivo, que permitiria a empresa aumentar seu volume de produção. Em decorrência desta necessidade, foi construído um segundo mineraduto que traria também mais empregos e benefícios econômicos para a comunidade. Para isso, gerou programas de qualificação de mão-de-obra, como o Programa de Formação e Recuperação da Qualificação Profissional.

Em contraponto, esta nova demanda da empresa acarretou sério problemas ambientais. A empresa era duramente criticada por especialistas pelos danos ambientais que causava por conta de sua produção, além de causar as externalidades decorrentes da mineração com a comunidade. Neste cenário, a empresa buscar entender a sua participação e procura elaborar ações que visassem diminuir este impacto.

Com este cenário, em 2004 começa a revisão do planejamento estratégico. A Samarco buscou o olhar estratégico na questão, e traçou um planejamento com foco na busca por resultados mais representativos, conforme os que já obtidos em outros programas, como o Projeto Salvamar, que usava o período ocioso da fábrica na reciclagem de óleos dos barcos de pescas, sendo estes revendidos por preço de custo aos pescadores. Esta ação teve como objetivo a recuperação da diversidade e da qualidade da água por meio da reciclagem.

Esta iniciativa chamou a atenção para a preservação de ecossistemas costeiros e a criação na empresa de um sistema de Gestão Ambiental.

A Samarco já possuía sua imagem atrelada a preservação do meio ambiente. Mesmo com este enfoque, o então Gerente do Meio Ambiente entende e acredita que deve se fazer mais, esboçando ideias de relacionamento com a comunidade no âmbito colaborativo e de crescimento social. Em contrapartida, o Gerente Financeiro reiterava que deveriam ser claros e específicos, atingindo os objetivos sem isso ter de implicar em um envolvimento mais profundo da empresa com as comunidades.

Sérgio Dias, apresenta então uma proposta socioambiental onde defende sua abordagem com sua afirmativa e convicção de que a responsabilidade social é um dos bens mais preciosos, item de extrema importância por fazer parte da missão da empresa e que atende aos interesses de todos os públicos envolvidos da mesma.

Com isso, teve início o Programa Bento Rodrigues, que buscava o engajamento efetivo dos moradores. O programa era destinado a educação ambiental popular e da aprendizagem sobre desenvolvimento sustentável. O programa trouxe melhora na relação da empresa com a comunidade, uma vez que sua finalidade era mostrar e ensinar a população as preocupações e iniciativas tomadas pela empresa, visando o crescimento e desenvolvimento da comunidade, com a identificação e tratamento de seus problemas, além de auxiliar em possíveis soluções.

Este programa foi planejado e executado em 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com