TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso SAMARCO - Cultural

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.598 Palavras (19 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 19

Gestão Ambiental, Responsabilidade Social e Ética Empresarial

Trabalho em Grupo – Turma 135

06 junho de 2016

ESTUDO DE CASO – APLICAÇÃO DAS DIMENSÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UMA SITUAÇÃO REAL – O CRIME AMBIENTAL DA SAMARCO

Dimensão Cultural

Bianca Ferreira de Assis

Bruno Fernando Feijó Fichtner

Fernanda Benites

Kethleen Melo

Vanessa Cristina da Silva Pires

1   INTRODUÇÃO

O rompimento da barragem de Fundão, pertencente a empresa mineradora Samarco, ocorrido em novembro de 2015 marcou, no Brasil, um dos maiores desastres ambientais já ocorridos na história. Os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo no estado de Minas Gerais foram destruídos, diversas famílias ficaram sem suas casas e perderam parentes e amigos. As cidades centenárias, que contavam a história do Brasil em Minas Gerais, foram completamente cobertas pela lama, igrejas e imagens sacras foram destruídas. Além de severos impactos ambientais sobre cerca de 680 km dos Rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce. A pluma de turbidez vem ainda atingindo, numa extensão de pelo menos 170 km, as áreas costeiras e marinhas no entorno da foz do Rio Doce no Oceano Atlântico. O Rio Doce, o principal rio da região que em Minas Gerais, que abrange 202 municípios, foi completamente poluído, muitos dos municípios que eram abastecidos pela água do rio ficaram impossibilitados de receber água.  É um dos maiores desastres ocorridos nos últimos cem anos na história mundial neste gênero (RAMOS et al., 2016).

Este trabalho propõe a trazer os principais conceitos na introdução sobre as dimensões da sustentabilidade, Gestão ambiental, Responsabilidade Social normas e ISO, também uma breve apresentação da empresa Samarco, histórico, principais atividades e o seu papel no desenvolvimento econômico das cidades.

1.1   DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE

De acordo com Ignacy Saches (1993 apud NUNES, 2005) relata que existem cinco dimensões de sustentabilidade: Social; Econômica; Cultural; Ecológica; Espacial. E que devemos considera-las ao planejar o desenvolvimento.

Sustentabilidade Social: visa diminuir a distancia entre os abastados e os não abastados, onde exista prevalência do ser do que o ter e construir melhores condições do ser com maior distribuição do ter.

Sustentabilidade Econômica: Busca pela melhor gestão e alocação de recursos naturais e também superação das diversidades em relação as barreiras que protegem países industrializados e que dificultam o acesso à tecnologia, ciência eficiência econômica.na sociedade e não somente a lucratividade empresarial.         

Sustentabilidade Cultural: Privilegia  processos de mudanças que respeitem a cultura local de cada região e de cada local. Buscando as raízes endógenas.

Sustentabilidade Ecológica: uso e diversificação dos recursos que os ecossistemas do planeta nos oferecem, buscando o menor dano possível aos sistemas de sustentação da vida com objetivos válidos socialmente.

Sustentabilidade Espacial: Busca uma configuração rural-urbana mais equilibrada e , melhor distribuição territorial  das atividades econômicas e dos lugares onde os homens estão vivendo. As questões levantadas nesta dimensão são excesso de concentração nas regiões metropolitanas; colonização desenfreada que causa degradação e destruição de ecossistemas importantes.

1.2   GESTÃO AMBIENTAL

É um sistema da administração empresarial, que é desenvolvido para que as questões ambientais sejam integradas à administração global de um projeto, empresa, da ênfase a sustentabilidade. Através da compreensão das relações entre meio ambiente e atividades desenvolvidas e estabelecer métodos de gerenciamento para diminuir os impactos ambientais das atividades econômicas nos recursos da natureza e obter melhores resultados no desempenho global da empresa (BRAGA, 2005 apud JUNIOR e OLAVE, 2014). 

São métodos e objetivos principais da gestão ambiental os seguintes:

Uso de recursos naturais de forma racional, aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade, adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos, utilização sustentável de recursos naturais, entre outros,

  “O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmos.” Albert Schweitzer, filósofo alemão.

1.3   RESPONSABILIDADE SOCIAL

O tema Responsabilidade Social tem se tornado muito recorrente nas organizações nos últimos anos e este termo surgiu em larga escala na segunda metade do século XX, nos EUA, devido aos debates sobre responsabilidade ética das grandes organizações dentro da sociedade civil. O crescimento de empresas privadas monopolísticas acentuou o debate sobre as obrigações éticas e sociais das empresas enquanto agentes ativos da sociedade civil.

Segundo o autor Eric Hobsbawm (1995), considerava que “as corporações sofriam pressões quanto à sua responsabilidade perante alguns dos grandes problemas do mundo”.

Alguns autores como Denis Donaire (1999, p.20), abordam que a responsabilidade social traz um sentido de obrigação para com a sociedade de várias formas que incluem projetos educacionais e filantrópicos, proteção ao meio ambiente, equidade nas oportunidades de emprego, serviços sociais em geral conforme o interesse público. Portanto Responsabilidade Social da empresa é uma forma de gestão ética e transparente da empresa com o público interno e externo, com os quais se relaciona, pelo estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade,com preservação dos recursos ambientais e culturais para as futuras gerações, promovendo a redução das desigualdades sociais e buscando respeitar a diversidade.

Surgiu no dia 1 de novembro de 2010, a Norma Internacional ISO 26000, Diretrizes sobre Responsabilidade Social, lançada em Genebra, Suiça. No Brasil foi lançada uma versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, no dia 8 de dezembro de 2010, em um evento da Fiesp.

Segundo o trabalho de Ricardo Oliveira (2012), a ISO 26000 é uma norma de diretrizes e uso voluntário, não é apropriada para fins de certificação, qualquer certificação é falsa e incompatível com o propósito da norma. Segundo a ISO 26000 a Responsabilidade Social é expressa pelo propósito e desejo das organizações de interiorizarem dentro de suas empresas considerações socioambientais em seus processos decisórios e se responsabilizarem pelo impacto das decisões que forem tomadas e também suas atividades no meio ambiente e  na sociedade. A responsabilidade social deve estar incorporada em toda a organização e praticada em suas relações e que leve em conta os interesses das partes interessadas. Isso traz comportamento transparente e ético que ira contribuir no desenvolvimento sustentável, que esteja de acordo com as leis aplicáveis e normas internacionais de comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (274.2 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com