TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "Caso dos exploradores de caverna"

Por:   •  9/4/2017  •  Resenha  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

O caso dos exploradores de caverna

(FULLER, Lon. O caso dos exploradores de caverna. Porto Alegre:

Fabris, 1976;)

O caso dos exploradores de caverna trata basicamente do embate jurídico entre duas vertentes do direito, o direito natural e o direito positivo.

A obra gira em torno de um caso onde cinco homens entram em uma caverna e esta desmorona deixando-os presos em seu interior. Após tentativas de resgate mal sucedidas, e com o passar do tempo os exploradores veem esgotar o estoque de comida do grupo. Com o desenrolar da história o grupo acaba achando um rádio transmissor, através do qual passam a manter contato com as equipes de resgate e chegam à conclusão de que não conseguiriam sobreviver até serem resgatados dada a situação precária, sem comida, em que se encontravam. Até que em dado momento, Wheltmore, um dos exploradores que era médico, é questionado sobre a possibilidade de sobrevivência caso o grupo pudesse comer carne humana e ao responder positivamente, os exploradores passam a discutir essas opções, chegando ao acordo de decidirem em lances de dados qual integrante do grupo seria morto para servir de alimento aos demais. No entanto, pouco antes de realizar o sorteio o próprio Wheltmore quis adiar tal feito para uma semana, mas os companheiros alegaram quebra de contrato e seguiram com o que fora acordado, escolhendo outra pessoa para representar Wheltmore e realizar o sorteio, porém tudo feito sob sua fiscalização e concordância com os termos. Feito o sorteio, o próprio médico é o sorteado e serve então de alimento para o restante do grupo. Uma semana depois do ocorrido os quatro exploradores que sobraram são enfim resgatados.

O grupo passa então por acompanhamento psicológico durante um tempo, até que certo dia vão a julgamento no Tribunal do Júri, onde lá são considerados culpados por homicídio doloso e condenados a forca. A decisão assim se dá pois a constituição regente do local onde ocorreu o julgamento dizia que o crime de homicídio deveria ser pago com a pena de morte do culpado. No entanto, havia uma única exceção em que o Chefe do Poder Executivo poderia, alegando clemência, conceder uma comutação de pena. Então dissolvido o Tribunal do Júri, o próprio juiz que deu a sentença primária para o grupo envia o pedido para o Chefe do Poder Executivo, pedindo para que a pena de morte fosse comutada em prisão por seis meses. Após algumas confusões o julgamento é encaminhado para o Tribunal de Segunda Instância, onde houve então uma avaliação do caso por parte dos ministros:

O presidente da corte, Truepenny decide seguir o que a lei do país ordena: “Quem quer que intencionalmente prive a outrem da vida será punido com a morte”, mesmo admitindo que considerava trágica a situação a que esses homens estavam sujeitos, o ministro resolve votar a favor da condenação porém em seu posicionamento demonstra clara intenção de que o Poder Executivo concedesse clemência aos acusados.

Em suma, o ministro Foster foi contra a condenação de morte, alegando que as leis legais não se aplicariam ao caso visto que o fato não se deu em sociedade, logo as legais perderiam valor e o que deveria valer seriam as leis naturais visto que aqueles homens só teriam praticado o ato a fim de garantir sua sobrevivência.

Já o ministro Tatting, opõe-se totalmente a Foster, questionando a existência e a validade das leis naturais, estas teriam começado a valer antes ou depois da morte de Wheltmore? Ele passa por uma controvérsia emocional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com