TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Samarco

Por:   •  6/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estácio de Sá

MBA em Consultoria Empresarial

Fichamento de Estudo de Caso

Priscila Santos Leite

Trabalho da disciplina: Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva

Tutor: Arnaldo Paulo Mendes

Rio de Janeiro

                                                     2017

Havard/ Business/ School: RosaMaria Fisher. Estudo de caso da Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas.

Introdução

   A Samarco foi fundada em 1974 como um projeto industrial ligado a duas empresas: a Samitri, do grupo Belgo-Mineira, e a norte-americana Marcona iniciaram conversações para, juntas, explorarem o itabirito – mineral com baixo teor de ferro, que, até então, não era explorado no Brasil. A Samitri possuía grandes jazidas do minério e a Marcona detinha a tecnologia para transportá-lo através do mineroduto. Em 1998, no primeiro ano pós-expansão, as vendas aumentaram para 11,7 milhões de toneladas, com 81,5% de pelotas. Foi neste ano que a empresa fez sua primeira exportação para a China.

A Samarco contava, então, com 1.286 empregados nas unidades de Germano (MG) e Ponta de Ubu (ES). A primeira era composta pela planta de beneficiamento e pela mina de Alegria – uma reserva de 5,6 bilhões de toneladas de minério de ferro, localizada nos municípios de M|arina e Ouro Preto (MG). A segunda unidade era formada por duas usinas de pelotização e um terminal marítimo próprio, no município de Anchieta (ES). As duas unidades eram ligadas por um mineroduto com 396 quilômetros de extensão e capacidade para transportar até 15,5 milhões de toneladas/ ano. Além, disso, a empresa mantinha escritórios comerciais no Brasil e no exterior. Segundo especialistas, o tipo de atividade produtiva da Samarco acarretava expressivos problemas ambientais, como poluição da água, do ar, poluição visual e erosão por assoreamento

   Em todo o mundo, o agravamento das questões sociais, ambientais e econômicas está frequentemente sendo exposto na mídia. A facilidade de acesso à informação, aos poucos, desperta a população mundial para o fato de que, no que diz respeito à finalidade das empresas, criar produtos ou serviços, gerar empregos e oferecer benefícios a curto prazo não são suficientes. Existe uma pressão manifestada por todas as partes: sociedade civil, governos nacionais e internacionais, meios de comunicação e consumidores cada vez mais exigentes e conscientes, para que empresas revejam sua atuação no mercado, para que melhorem seu desempenho social e ambiental, para que tenham, verdadeiramente, utilidade social, e que suas atividades econômicas possam contribuir para o bem do meio ambiente e do meio coletivo, de forma sistêmica e responsável.

Neste contexto, a tendência atual é que empresas adotem uma postura transparente, seja por razões éticas ou por posicionamento de mercado – empresas comprometidas com questões sociais e ambientais são vistas com bons olhos, tanto pelos consumidores quanto no próprio meio corporativo, conquistam vantagem competitiva e boa reputação. Utilizados como ferramentas de marketing, o desempenho social e ambiental das empresas é geralmente exposto ao público em sites e comerciais; no entanto, existem organizações que transmitem informações distorcidas, exacerbando feitos grandiosos, mas que muitas vezes não correspondem à realidade. Nesses casos, a rápida disseminação de informações e denúncias, principalmente através da Internet, contribui para que tais empresas se tornem mais vulneráveis e, consequentemente, imagem e reputação podem ser facilmente prejudicadas. Diante das argumentações expostas, o presente artigo aborda como a mineradora Samarco, responsável pela maior tragédia ambiental do Brasil, está utilizando a responsabilidade socioambiental como ferramenta de marketing. Conceitos de responsabilidade social e ambiental, bem como informações referentes ao rompimento da barragem de Fundão, e as consequências sociais e ambientais serão brevemente expostos de forma a complementar o estudo.

   Samarco é uma empresa brasileira fornecedora de ferro de alta qualidade para a indústria siderúrgica mundial, criando valor para todas as partes interessadas.

Samarco

Sérgio Dias afirmou que “a responsabilidade social é um de nossos bens mais preciosos, atendendo aos interesses de todos os stakeholders”. Também disse que priorizavam a saúde e segurança das pessoas e a proteção ao meio ambiente na condução das atividades, as ações da Samarco deveriam pautar-se por procedimentos éticos e a empresa estava empenhada a consolidar uma cultura de responsabilidade social, que propiciasse padrões de desempenho elevado e de relacionamento focado na criação de valor para todas as partes. Por isso apresentou o “Programa de Educação Popular Ambiental de Bento Rodrigues” com o objetivo de “contribuir para o desenvolvimento da comunidade, por meio do engajamento efetivo dos moradores”.

Houve 3 fases do programa de educação popular ambiental de Bento Rodrigues, a primeira fase, entre 1997 e 1998, estudantes universitários realizaram um diagnóstico social das demandas da comunidade, a partir daí, foram desenvolvidas ações pontuais para reduzir os elevados índices de desnutrição e verminoses na população local, além de trabalhos na escola para reduzir os níveis de evasão escolar e repetência. Esses trabalhos buscaram melhorar o desempenho dos alunos de primeiro grau por meio da elevação da sua auto-estima, com atividades envolvendo os alunos, de levantamento de aspectos culturais, históricos e naturais de Bento Rodrigues. Para Sérgio Dias houve pouca participação da população nas soluções encontradas para os problemas da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com