TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA – METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 11

METODOLOGIA CIENTÍFICA

RESENHA CRÍTICA – METODOLOGIA CIENTÍFICA

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo desenvolver habilidades e descobrir um conceito para os fundamentos da metodologia científica.

Ainda durante a leitura, foi despertado o interesse em querer obter mais conhecimento sobre a análise temática do livro, aprofundar as temáticas do livro para apreender a lógica de toda a estrutura solicitada.

O conhecimento científico se difere de outros conhecimentos, os quais são vários. É necessário fazer a diferenciação entre eles para que se torne mais fácil o conhecimento.

Desde os primórdios o homem vem acumulando conhecimento, a princípio por modo de observação, um exemplo é a agricultura onde, mesmo aqueles sem estuda ou conhecimento de tecnologias agrícolas sabem o momento de semear, colher, cuidar das plantas... Esse conhecimento foi adquirido por meio da observação, educação informal, transmitido através de gerações, baseada em imitação ou experiência pessoal. Tal conhecimento denomina-se conhecimento vulgar ou popular. Já o conhecimento adquirido de modo racionalizado, conduzido por meio de procedimentos científicos visando explicar a procedência dos fenômenos e o conhecimento científico. O que os difere é a forma, o modo ou o método, os instrumentos utilizados para o conhecer.

Porém a ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e a verdade pois um mesmo objeto ou fenômeno pode ser matéria de observação, tanto para o cientista quanto para o homem comum. O que separa o conhecimento científico do conhecimento do vulgar ou popular é a forma de observação.

Bom senso é a forma mais utilizada pelo homem comum, sem conhecimento científico, para adquirir conhecimento, como já falado anteriormente, por meio de observação e experiências pessoais, porém, pelo fato de não ter tal conhecimento sobre ciência, atribui os resultados encontrados a ações fantasiosas, por vezes.

A respeito dos quatro tipos de conhecimento, temos:

Conhecimento popular é aquele adquirido por modo de experiência, estado de ânimo e emoções, valorativo. Reflexivo pois pode ser reduzido a uma formulação geral. Assistemático, baseia-se na “organização” particular das ideias próprias. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e se diz respeito daquilo que se pode perceber no dia-a-dia. Por fim, é falível e inexato, pois se conforma com a aparência e com o que se ouviu dizer do objeto.

Conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas à observação. É não verificável já que os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser confirmados nem refutados. É racional em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Tem a característica de sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-la em sua totalidade. Por último, é infalível e exato, já que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definição do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipóteses, não são submetidos ao decisivo teste da observação (experimentação). Portanto, o conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana.

Conhecimento religioso isto é, teológico, apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas); é um conhecimento sistemático do mundo como obra de um criador divino; suas evidências não são verificadas: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado. Assim, o conhecimento religioso ou teológica parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências não são postas em dúvida nem sequer verificáveis.

Conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos. Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conheci- mentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da, ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

Apesar da separação "metodológica" entre os tipos de conhecimento popular, filosófico, religioso e científico, no processo de apreensão da realidade do objeto, a pessoa consciente pode penetrar nas diversas áreas.

Por sua vez, estas formas de conhecimento podem vir de uma mesma pessoa: um cientista, voltado, por exemplo, ao estudo da física, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

Diversos autores tentaram definir o que se entende por ciência. Considera-se mais precisa a definição de Trujillo Ferrari, expressa em seu livro Metodologia da ciência.

Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar: "A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com