TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA INICIAÇÃO CIENTIFICA

Por:   •  22/11/2021  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica da obra “A pesquisa cientifica e seus desafios por Carolina Teles Lemos”

Carolina Teles Lemos é graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Umuarama (1989),Graduada em Psicologia pela PUC Goiás (2017), mestre em Ciências Sociais e da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e doutora em Ciências Sociais e da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1998).

No artigo, Carolina apresenta questionamentos a serem respondidos referentes à pesquisa cientifica no âmbito acadêmico. Inicialmente ela apresenta a evolução de questionamentos feitos a pesquisadores ao longo dos anos, desde a fase inicial de pergunta se a pessoa fazia pesquisa até a relevância da pesquisa feita por ela e a quantidade de pesquisa publicada por um pesquisador durante aquele ano, deixando aberto que ainda se tem muitas perguntas a serem feitas nesse âmbito.

Segundo Pincelli (2016) nos últimos quarenta anos o Brasil cresceu significativamente em pesquisas cientificas, sendo os temas de tecnologia, ciências sociais, ciências da vida, artes e humanidades e ciências exatas os maiores percentuais de pesquisa feitas no Brasil depois da prática do programa de pós-graduação nas principais universidades brasileiras.

Em relação a ser um pesquisador no Brasil temos algumas dificuldades que dificulta essa inserção, que são: o tempo para a pesquisa, financiamentos e reconhecimento no mercado de trabalho como pesquisadores. Em relação ao tempo de pesquisa, o grau de exigência da CAPES e dos órgão reguladores do MEC quanto a quantidade mínima de publicação para que possam se manter como docentes em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, o tempo destinado pelas IES onde atual é muitas vezes insignificante, exigindo que o docente abra mão de tempo pessoal para realizar essas pesquisas com qualidade para que seja publicado. Quando falamos do financiamento, muitas vezes após árduos trabalhos, o pesquisador tem que adequar o trabalho a regras de editais e passa a não reconhecer o trabalho inicialmente realizado após essas mudanças, e muitas vezes o financiamento não chega de modo que o pesquisador tem que abrir mão de uma quantia para que a pesquisa seja publicada. Ao citar o reconhecimento do pesquisador no mercado de trabalho, é necessário que o país como um todo reconheça a ciência como verdadeira geradora de bem-estar e progresso para acrescentá-la ao sistema educativo, e muitas vezes o que as pessoas acreditam é que a área de pesquisa só necessita de bons aparatos eletrônicos para ser realizada, sendo o recurso humano muitas vezes ignorado, por suas qualificações e seus esforços.

Quando falamos de pesquisa devemos ter a consciência de que ela é essencial para os enfrentamentos dos problemas apresentado no século XXI, No campo da Saúde, o saneamento básico, alimentação e bom-senso já resolveriam boa parte dos problemas a este relacionados, no campo das ciências humanas não só a vontade política e mudanças econômicas resolveriam os problemas como também a compreensão das circunstâncias e fatores de atraso.

A pesquisa cientifica pode proporcionar um caminho rumo a uma melhor qualidade de vida, porém criar uma cultura científica exige inúmeros investimentos em educação e cultura.

Referencia bibliográfica

PINCELLI,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com