TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Introdução do Livro a Riqueza das Nações

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

A apresentação do livro a riqueza das nações foi escrita pelo Professor e Pesquisador da PUC-RJ Winston Fritsch, no ano de 1947 e está dividida em quarto partes; Adam Smith, A riqueza das nações, O homem e a obra em perspectiva histórica e Smithiana.

A primeira parte apresenta uma breve historia de vida de Adam Smith, desde seu nascimento em 1723 até seu falecimento em 1790. O texto é enfático ao citar as influencias acadêmicas e intelectuais que o autor teve durante sua formação.  O professor de filosofia moral parece ter sido uma grande inspiração para Smith, quando oferecem a oportunidade de substituir o doente professor, Smith escolhe assumir essa matéria e não continuar na matéria que foi eleito anteriormente. O intelectual contemporâneo Townshend também tem grande participação na produção do livro pois proporciona a Smith a possibilidade de viajar pela França como tutor de seu enteado, nessa viagem ele teve acesso, com ajuda de seu amigo Hume, ao grupo dos économistes, liderado por Quesnay, onde conheceu a fundo o pensamento fisiocrático que teve grande influencia na produção de sua grande obra.

A segunda parte é um roteiro de como se apresenta o texto, para facilitar o entendimento da obra pelo leitor. O professor Winston faz uma breve síntese do modelo de crescimento econômico de Smith e vai citando os assuntos abordados em cada capitulo. No meio da segunda parte ele foca na teoria do valor apresentada em a riqueza das nações, é uma parte importantíssima da obra, com grande influencia no pensamento de intelectuais pós Smith que concordam com ele e também a parte mais criticada pelos que não concordam. Até então os estudos do valor de troca se concentravam no valor de uso e na escassez, ele inovou ao tratar os preços como natural e de mercado e iniciar o estudo da formação de preços através dos custos de produção. O professor também destaca alguns equívocos de Smith na definição de alguns conceitos e cita criticas de Ricardo a obra.

Segundo Winston, o primeiro livro traz a estrutura teórica do modelo econômico de Smith, o segundo livro apresenta a teoria monetária, as características da acumulação de capital, o terceiro contém uma breve historia econômica da humanidade e o quarto e quinto livro Smith discute políticas econômicas e legislação.

A terceira parte fala um pouco dos métodos de Smith e como seus estudos de filosofia o influenciaram. Segundo Winston Smith abandona o método a priori, dedutivo, e passa a utilizar a construção de modelos através de indução.

Diz ainda que a obra de Smith não é um liberal conservador que defende a extinção do estado, mas sim um adepto do laissez-faire com participação do estado onde a iniciativa privada não tem interesse em investir.

A quarta e ultima parte é uma bibliografia para quem se interessou e quer se aprofundar nos estudos de Adam Smith.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com