TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Logística Empresarial

Por:   •  4/10/2016  •  Resenha  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  3.249 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica: Logística Empresarial

Os autores, Francisco Ferraes Neto e Maurício Kuehne Junior, começam discorrendo um breve resumo sobre as cinco subseções existentes no capítulo 4 da coleção “Gestão Empresarial”, relatando os pontos mais relevantes.

Na primeira subseção “O que é logística?”, os autores relatam que a “logística” pode ser definida com quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Fala-se também que com o mercado globalizado as empresas investem em parceiros comerciais, com isso, aumenta-se os gastos com o planejamento de toda a cadeia. Mas analisando a situação de forma ampla verifica-se que  há uma redução nos custos, que como consequência acaba agregando valor e melhorando os níveis de satisfação dos stakeholders. Porém, se o processo de mudança na atividade logística não for acompanhado por todas as organizações, acarretará na falência daquelas que não se adaptaram ao novo modelo. A redução de custos por sua vez, vem do investimento das empresas fornecedoras em tecnologia de ponta para o desenvolvimento dos materiais. A partir disso, haverá uma redução de custos proporcionada pelo ganho de escala na produção e pelo desenvolvimento tecnológico, focado agora em uma determinada linha de produto.

Na segunda subseção “O Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento” os autores abordam o desenvolvimento da “Logística” ao longo das décadas, tanto no meio acadêmico como no meio estratégico. O estágio mais avançado da Logística é o fato dela ser utilizado no planejamento de negócios que integram não só as áreas funcionais da empresa, mas também as áreas de coordenação e alinhamento dos esforços de diversas organizações, com o objetivo de reduzir custos e agregar o máximo de valor para o cliente final, essa nova abordagem da Logística denomina-se como Gerenciamento de Cadeia de Abastecimento. Comenta-se também que a abordagem sistêmica da logística teve seu advento por causa do avanço tecnológico e a adoção de uma gestão orientada para processos, essa etapa é conhecida como “Logística Integrada”. Os autores chamam a atenção do leitor quanto a maneira de agir todos os envolvidos no processo logístico, falando que o fabricante e o varejo devem se unir e focar toda a atenção na agregação de valor para o cliente final, e se isto não ocorrer, toda a cadeia terá falhado e poderá ser substituída por outra empresa mais apta. Resumindo, o gerenciamento de cadeia de abastecimento nada mais é do quê, a busca constante por otimização da cadeia de suprimento, reduzindo os custos e ainda assim chegando com qualidade até o cliente final. Claro que haverá algumas dificuldades como quebra de paradigmas nas empresas conservadoras e com aversão a mudança e também pelo fato de não haver em larga escala, profissionais especializados em gerenciamento de cadeias de abastecimento, o que deixa o Brasil em desvantagens com os países que já adotam esse tipo de procedimento na maioria das empresas existentes.

Na terceira subseção “Logística e Competitividade” os autores falam sobre a dificuldade atualmente de se sobressair dos concorrentes, com as constantes mudanças as empresas as vezes não estão preparadas para dar ao mercado aquilo que ele deseja, e em contrapartida lucrar com isso a partir da redução de custo e agregando valor ao cliente final. O segredo e utilizar a logística com excelência é: disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, no local certo, e nas condições adequadas para o cliente certe à um preço justo. Assim a organização que utilizar de maneira adequada esse método, estará obtendo de maneira simultânea, eficiência e eficácia. Os autores também mostram sete metas para que o sistema logístico seja corretamente implantado e atinja os objetivos planejados. Eles também ressaltam que, a logística não é a base para uma empresa desestruturada saia da crise e vá para o sucesso, e sim uma das parte que envolve o todo. Todos os setores da empresa devem está alinhados em alcançar a visão desejada, a partir de uma estratégia definida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com