TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO CIENTIFICO INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL: UM NOVO MODELO DE GESTÃO DA NOVA ECONOMIA

Por:   •  10/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  15.267 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RESENHA DO ARTIGO CIENTIFICO “INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL: UM NOVO MODELO DE GESTÃO DA NOVA ECONOMIA

Priscila E. Moraes, Acadêmico do Curso de Sistemas para Internet da FATEC de São Roque

Marcos Cavalcanti é Doutor em Informática, Université de Paris XI - (Paris-Sud), Professor do Programa de Engenharia da Produção, Coppe – UFRJ, Coordenador Centro de Referência em Inteligência Empresarial, Crie. Elisabeth Gomes é mestre em engenharia nuclear e doutoranda em engenharia de produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). É professora de Pós-graduação Iato-sensu em Inteligência Empresarial da COPPE/UFRJ, da Escola Superior de Propaganda e Marketing e colaboradora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial - CRIE/UFRJ. É assessora da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, desenvolvendo trabalhos na área de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.

O artigo fala sobre um novo modelo de gestão para a nova economia.

Na página 53 temos o resumo e uma introdução ao texto, na página 54 fala sobre o que é o conhecimento e qual sua importância, nas páginas 55 e 56 falam sobre a inteligência empresarial e os modelos de gestão do conhecimento, nas 57 e 59 falam sobre as capitais do conhecimento, nas 60 e 61 falam sobre a sinergia entre as capitais e como fica o Brasil nesse cenário, na 62 a conclusão dos autores.

A economia do conhecimento procura mudar a visão do desenvolvimento de setores industriais tradicionais para áreas cujo o foco está em investir não só em mão de obra, matérias primas e capital, mas sim em tecnologia e conhecimento. Transformar informação em conhecimento e conhecimentos em decisões em negócios.

 O conhecimento é algo que se pode absorver somente com o aprendizado e a experiencia. Acreditava-se que a única função do conhecimento era o conhecimento pessoal, autoestima, satisfação pessoal, era saber o que dizer e como dizer.

A tecnologia possibilitou a aplicação e o uso do conhecimento e com a revolução industrial a tecnologia ganha foco, mas ainda continua sem peso. Na nova economia os fatores tradicionais precisam ser revistos, o conhecimento precisa ser visto como um fator essencial e não só mais um.

Com o aumento da participação do conhecimento cresceu a procura por profissionais qualificados e caiu do setor industrial, a Inteligência Empresarial foca a preocupação central no melhoramento da gestão do conhecimento. O papel do Gestor (chefe) é ser responsável pela aplicação e desempenho do conhecimento, o bom gerenciamento do conhecimento gera mais produtividade e mais lucros.

Os Modelos de gestão apresentam o Capital Organizacional, que se refere a patentes, conceitos administrativos de uma organização. O Capital Humano, que são as habilidade e educação formal, experiencia e valores. O Capital de clientes que são os clientes, parceiros, fornecedores e a imagem da empresa junta a eles. Objetivo desse modelo de gestão é monitorar e gerenciar a informação e o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com