TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Origem E Evolução Da Gestão De Pessoas

Por:   •  11/2/2024  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA: ORIGEM E EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

Tanto nas empresas ou fabricas de pequeno e grande porte, além de órgãos públicos, são as pessoas que as compõe a chave para o funcionamento e para o sucesso, sendo muitas vezes uma das principais vantagens competitivas que se pode ter em comparação ao seu concorrente, mas para isso é necessário que a organização possa ter o conhecimento de como a relação humana pode ser tão importante quanto a relação industrial.

A gestão de pessoas foi avançando com o socioeconômico mundial, juntamente com a evolução da administração e de suas teorias, no início quando Frederick Taylor e Henri Fayol formularam o que seria conhecida como a Administração Científica um dos grandes pontos criticados era justamente a não valorização da pessoa dentro das empresas, que se preocupavam mais em colocar a tarefa e a produção como o foco do trabalho, colocando o fator maquina acima do fator humano.

É com Elton Mayo que a gestão de pessoas começa a ganhar um reconhecimento maior e de como o fator humano é importante para a organização, Mayo passa a estudar a pessoa como um fator determinante para a execução do trabalho, tencionando a compreender como o trabalho poderia causar impactos no quesito produção e emocional, e também como identificar e evitar que esses problemas evoluíssem para prejuízos. A partir dessa preocupação com o trabalhador dentro da fábrica Mayo coordena a experiencia de Hawthorne, onde um dos seus objetivos era de relacionar como as condições do trabalho afetavam a produtividade pessoal.

Chiavenato no ano de 2000 indica que a área de gestão de pessoas e a sua evolução está marcada por três momento diferentes, sendo eles: As Relações Industriais onde a pessoa era vista apenas como um meio de produção; A Administração de Recursos Humanos onde a pessoa era vista como recursos vivos da organização e a Gestão de Pessoas onde o colaborador é reconhecido como fornecedores de conhecimento.

Com a evolução da administração e de suas teorias a gestão também foi passando por mudanças em cada contexto histórico, onde o ambiente interno e externo da organização faz com que as mudanças na gestão de pessoas sejam diferentes de organização para organização.

Para Fischer a empresa deve definir o seu modelo de gestão de pessoas a partir de alguns pontos como política, princípios e processos, onde se deve alinhar todos esses mecanismos para que diretrizes sejam aplicadas e os gestores possam escolher o melhor estilo a ser trabalhado. Fischer também enaltece que a Escola de Relações Humanas foi crucial para que as empresas no geral se conscientizassem de que as pessoas dentro da organização deveriam ter uma atenção focada e segregada em relação a gestão de outros recursos.

A gestão de pessoas atua na criação e implementação de políticas e práticas ligadas ao seu objetivo de atuação as pessoas. A implementação de políticas se refere ao processo de recrutamento e seleção avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento saúde ocupacional e monitoramento de pessoas são recrutamento e seleção, desempenho, descrição e análise de cargos, recompensas, higiene, segurança e auditoria

O autor Chiavenato (2006), divide em seis políticas os subsistemas de gestão de pessoas são eles: política de agregar pessoas, política de aplicar pessoas, política de recompensar pessoas, política de manter pessoas, política de desenvolver pessoas política de monitorar pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (88.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com