TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre o Artigo Diagnóstico de Métodos de Trabalho

Por:   •  25/5/2021  •  Artigo  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha crítica sobre o artigo diagnóstico de métodos de trabalho: análise de uma unidade administrativa universitária por: Daniel Teotônio do Nascimento Adriana Sousa Lima e Claudio Antônio Rojo.

No artigo diagnóstico de métodos de trabalho: análise de uma unidade administrativa universitária, os autores dissertam sobre como as empresas ou no caso a universidade (publica) precisa lutar para manter uma economia estável fazendo uso de métodos administrativos, mostrando a importância da cooperação das universidades (com os conhecimentos dotados pelos alunos e corpo docente) atribuídos aos processos já realizados embutidos na mente de diversos profissionais de vários setores administrativos.

Daniel Teotônio do Nascimento Doutor em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS (2018). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE (2015). Especialista em Gestão Pública pela UFMS (2012). Graduado em Administração - Comércio Exterior pela Universidade Católica Dom Bosco. Membro do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade no Agronegócio - GPSA - UNIOESTE e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Organizações; Adriana de Souza Lima Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. MBA em Gestão de Pessoas pela UNIOESTE. Graduada em ADMINISTRAÇÃO pela UNIOESTE (2007). Ministrou disciplinas de Gestão de Pessoas, Teoria Geral de Administração e Marketing Pessoal. Atualmente é servidora da UNIOESTE - campus de Foz do Iguaçu, atua como agente universitário, Claudio Antônio Rojo Professor do curso de Administração, conceito máximo no MEC/Enade. Criou, em 2008, o MBA em Gestão Estratégica, do qual também é professor de Cenários e Estratégias Competitivas.

O artigo é constituído por 25 páginas cada uma delas trazendo uma ideia desenvolvida por cada autor que possa trazer uma solução plausível para os problemas apresentados pela universidade.

Quando o assunto é análise organizacional é de total importância termos um conhecimento tático referente aos problemas enfrentados pela organização que está passando por dificuldades em relacionado assunto. Esse conhecimento (tático) está relacionado ao conhecimento que o individuo provem de experiencias obtidas de processos internos. No caso do problema citado no artigo, ambas as partes poderiam compartilhar seus conhecimentos para a obtenção de um único resultado.

        A analise organizacional é o botão de partida para resolver quaisquer problemas administrativos enfrentados por organizações modernas pois além de identificar e analisar possíveis problemas, a análise organizacional pode contemplar conceitos e processos mais amplos de uma empresa.

A análise da organização diz respeito ao esforço de identificação, separação e caracterização de seus componentes ou elementos, constituam ou não problemas e geralmente, integra-se no próprio processo de diagnóstico. O diagnóstico organizacional consiste na coleta sistemática, tratamento e interpretação teoricamente fundamentada da informação, quer sobre a organização como um todo e sua interação com o ambiente, quer sobre algum ou alguns dos seus componentes ou sobre aspetos. específicos de seu funcionamento. Ele é feito por meio de investigação sistemática e análise das informações e permite examinar a "caixa preta" dos processos de transformação de uma organização (CUMMINGS; WORLEY, 2009).

Por exemplo na universidade seu principal objetivo foi conseguir realizar um verdadeiro diagnóstico diante dos processos gerenciais da instituição, assim foi possível ter uma visão global dos problemas inicias enfrentados pelo corpo gestor.

        Tudo isso só foi possível fazendo a utilização do processo de benchmarking, olhando as metodologias apresentadas por organizações parecidas, onde foi possível assim, buscar por melhorias possíveis de amenizar a situação em que se encontrava.

        Mas para obter informações ainda mais concretas foi sugerido o uso do mapeamento AS-IS assim foi feito um levantamento e documentação da situação atual dos processos comumente no campus, dessa forma também os problemas e fragilidades da instituição,

As organizações investem anualmente montantes significativos dos seus recursos em reestruturação para manterem-se flexíveis e inovadoras em ambientes competitivos e turbulentos. Baseando-se nesta observação, a atual bibliografia da área empresarial tem apresentado um interesse acentuado sobre a mudança organizacional, e vem desenvolvendo e aprimorando abordagens e metodologias destinadas ao realinhamento estratégico entre sua estrutura (VILLELA, CRISTIANE DA SILVA SANTOS, 200)

Assim talvez foi necessário alterar todo cronograma inicial total fornecido pela instituição afim de se readequar a novos objetivos. Nessa parte foi incrementado o mapeamento dos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com