TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕS TRABALHISTA

Resenha Crítica de Caso

Keysse Kelly Lima Braga Coimbra

Trabalho da disciplina Estratégias de Marketing

                                       Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Brasília

2021

MARKETING ENCONTRA A WEB 2.0, MÍDIAS SOCIAIS E CONSUMIDORES CRIATIVOS: IMPLICAÇÕES PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING INTERNACIONAL

Referência:

Marketing encontra a Web 2.0, mídias sociais e consumidores criativos: Implicações para a estratégia de marketing internacional. Pierre R. Berthon, Leyland F. Pitt, Kirk Plangger, Daniel Shapiro.

Introdução

A seguinte resenha aborda sobre como  a Web 2.0 está se comportando na nova era em comparação a Web 1.0, quais as suas implicações estrategicamente, pontos positivos e negativos como: a Web 2.0 causou 03 mudanças significativas no ramo das empresas, primeiro mudou o local da atividade para a Web, segundo mudou o local da produção para o consumidor e alterou o local do poder para o consumidor, trazendo grandes benefícios financeiramente e se usado erroneamente resultam em consequências devastadores, como veremos a seguir.

Nosso mundo em constante mudança

Desde a sua criação, a evolução de web deu-se de forma rápido, quase como um tsunami, que iniciou em 1960 com a chamada “Web 1.0”, acontecido após a guerra fria, com o compartilhamento de informações chamada “World Wide Web”. Com objetivo de entrega rápida de anúncios e notícias, onde as empresas rapidamente tiveram que converter seus jornais, papelaria listas em um mundo virtual.

Com isso, evoluiu na coordenação de comércios online.Com o tempo a Web ganhou novas ferramentas, mais dinâmicas dando início a era da Web 2.0. Nessa nova etapa, o mundo virtual sofreu 03 alterações de locais:

  1. Uma mudança de local da atividade da área de trabalho para a Web, onde vários trabalhos se migraram para a Web, como compras online, lojas virtuais.
  2. Uma mudança no local da produção de valores da empresa para o consumidor, o que significa que o que antes os valores eram associados a empresas, hoje os consumidores, chamados de consumidores criativos, usam as ferramentas e mídias sociais para constituírem o social, um exemplo é o You Tube, hoje é canal para os consumidores transmitirem conteúdos, é gerado por milhões de consumidores ao redor do mundo e da perspectiva de um profissional de marketing pode de fato ser inspirado para criar valor.
  3. Uma mudança no local do poder da empresa para o consumidor, hoje os consumidores criam e consomem as informações, o que pode ser de grande valia, mas também pode ser agressivo para as empresas, como por exemplo:

“O caso de Dave Carroll e ‘United Breaks Guitars’. Após um vôo da United Airlines para Chicago, Carrol descobriu que operadores de bagagem tinham quebrado sua guitarra. Após passar um ano tentando ter sua ação por danos honrada e finalmente recusada, Carrol, informou á United que escreveria uma canção e criaria um vídeo do incidente. Ele fez isso devidamente, carregando a canção e o vídeo no You Tube e anunciando o fato no Twitter. As mídias tradicionais então ficaram interessadas na história e em pouco tempo, o conto de Carroll foi ao ar na CNN e outros canais de televisão. No entanto, o interessante é que foi quando a história se tornou internacional é que a United parecer sentir o impacto real. No dia que foi publicada no The Times de Londres, a capitalização de mercado United caiu cerca de 20%”. Hoje tudo vira notícia, tudo vira motivo de dor internacionalmente, motivo de protesto mundialmente.

Apesar dos valores serem migrados para os consumidores, empresas também estão aderindo a nova “moda da Web 2.0”, e alavancando seus negócios através das mídias sociais para bom efeito de marketing, um exemplo recente disso foi a pandemia, que desde Março, estamos convivendo com uma doença, que temos risco ao sair de casa, os comércios ficaram muito tempo fechados e hoje, mesmo abertos, muitas pessoas estão com temor de sair de casa, com isso foram criados várias lojas virtuais, compras online aumentaram.

De acordo com o site olhardigital.com “Considerado fundamental durante o período de distanciamento, o comércio eletrônico registrou maior crescimento entre as mulheres, que passaram de 39% em 2018 para 70% em 2020. Logo em seguida vem a classe C, que foi de 37% a 64% no mesmo período. Entre as classes A e B, o porcentual subiu apenas 20 pontos (63% a 83%)”.

Um guia para o Perplexo: Cinco axiomas para usar mídia social local e consumidores criativos em estratégia de marketing internacional

Apesar da tecnologia está cada dia avançando mais, desde 1960 ainda há tomadores de decisões, que vêm as mídias sociais com uma perda de tempo,e o artigo criou 05 passos e evidências para fazerem um uso eficiente das mídias sociais e envolverem construtivamente consumidores criativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com