TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso: A Guarnição de Remo do Exército

Por:   •  22/7/2020  •  Resenha  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Resenha Crítica de Caso: A Guarnição de Remo do Exército

Monique dos Santos Nunes da Silveira

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas e Competências

Tutor: Prof. Marcelino Tadeu De Assis

Ariquemes - Rondônia

2020

A GUARNIÇÃO DE REMO DO EXÉRCITO

Referência: SNOOK, S. POLZER, J. A Guarnição do Remo do Exército. Harvard Business School, mar. /2004.

O estudo de caso relata a experiência de um treinador de guarnição de remo da Academia Militar de West Pointe do Exército dos Estados Unidos. O treinador Preczewski (ou Treinador P) possui experiência de nove anos neste esporte. Contudo, apesar de sua vasta experiência, estava preocupado por não conseguir entender as diferenças de resultados de suas duas equipes competidoras, as quais ele formara e treinada: a equipe Varsity Jr, composta pelos remadores menos potentes (e que venciam frequentemente) e a equipe de Varsity, esta composta pelos oito melhores remadores.

O remo foi o primeiro esporte interuniversitário dos Estados Unidos desde 1852. O esporte possui um Comitê Olímpico Norte Americano que tem como objetivo pesquisar técnicas de guarnição de remo importantes para obtenção dos melhores desempenhos. A conclusão dos técnicos do Comitê Olímpico era que existiam 200 variáveis e estas eram divididas em quatro categorias, a seguir apresentadas:

1. Força e condicionamento;

2. Técnica de remar;

3. Fatores Psicológicos;

4. Organização de um programa.

Segundo o Comitê, os técnicos mais jovens além de observarem os fatores de desempenho, enfatizavam o uso da técnica do esporte como predominante. Os técnicos intermediários valorizavam o condicionamento físico, e os técnicos mais experientes destacam também fatores psicológicos como de grande relevância na caminhada rumo ao sucesso. Quanto as habilidades físicas individuais, as mesmas eram avaliadas detalhadamente através de testes físicos, como levantamento de peso e uso de equipamento semelhante ao barco, chamado de “máquina de remo”. Periodicamente, os atletas, eram avaliados e seus resultados eram comparados aos dos anos anteriores e ao desempenho físico das equipes concorrentes.

Em Atlanta, um dos locais de treinamento das equipes do Treinador P, após muitos testes de competições o treinador elaborou uma forma de selecionar os oito melhores remadores para o barco Varsity com a chamada “disputa por carrinho” onde se faziam competições em dois barcos, cada um com 4 remadores se revezando de um barco para o outro. Após analisar as informações obtidas nos treinos, o treinador conseguiu identificar na visão dele quem eram os 8 melhores para compor o barco Varsity. Na volta a o Campus, o treinador ficou surpreso com outro resultado que não o esperado: o barco Varsity Jr estava remando mais rápido, sem nada que pudesse embasar este resultado. Logo o treinador passou a realizar análises todos os dias com ações que pudessem lhe dar uma noção do porquê que o Varsity Jr vencia. Com o prosseguimento dos trabalhos, o treinador percebeu que a equipe do Varsity acusava uns aos outros pelo desempenho, enquanto a equipe Varsity Jr agia de forma contrária.

O treinado então resolve trazer um profissional especializado para aumentar o desempenho de sua equipe. Esse especialista veio do Centro de Excelência e Desempenho (CEP), centro voltado ao aperfeiçoamento mental, visando otimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com