TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso: Governaça

Por:   •  1/5/2020  •  Resenha  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS EM

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno

Trabalho da disciplina: Governança corporativa e excelência empresarial

                                          Tutor: Prof. (RICARDO BARBOSA DA SILVEIRA)

2020

Ano

RESENHA CRITICA DO CASO DA TOSHIBA

Referência: MITSURU MISAWA  

Acesso em: 20/04/2020

No ano de 2015 a Companhia Toshiba teve uma repercussão na mídia, por um acontecimento interno no setor contábil a famosa “pedalada contábil” que tinhas muitas irregularidades com resultados financeiros, com o escândalo a empresa teve que fazer muitas demissões de 6800 funcionários, e também dos cargos importantes como executivo chefe e até o presidente HISAO TANAKA.

Com tantos ocorridos teve que instalar um comitê de terceiros para fazer uma auditoria detalhada no setor de contabilidade, que revelou fraude ao longo de 7 anos, foi revelado também uma perda liquida de 255,500 bilhões.

A organização gostaria de saber das perdas o                                                                                                                                                                                                                                                            e com tantas analises de todas as contas foram rastreadas perdas de produtos e de bens duráveis que eram mais de 230 bilhões de perdas totais. A auditoria interna mostrou que exageram nos lucros e nas amortizações, todas as ações foram envolvidas por fatos que os executivos sentiram pressionados por conta do desastre Fukushima no ano de 2011.

Contudo isso a administração propôs um método mais agressivo determinando metas para os executivos conseguissem o fluxo das ações que mostrava as quantias que causassem a melhor impressão de as metas estavam sendo alcançadas.

A empresa Toshiba não teve uma governança corporativa, pois houve muitas falhas no processo e nos controles internos, mas a falta de comprometimento, honestidade dos colaboradores foram antiéticos com a empresa, com intenções de autopromoção. O resultado foi uma grande ação sistemática que causou práticas irregulares que levou oito anos para serem descobertas.

Demostrando o quanto foi desastroso para empresa de tantas irregularidades e prejuízos, como uma instituição de tamanha grandeza ficou às cegas por tanto tempo e o prejuízo que gerou para essa instituição.

Vimos que uma melhor gestão de governança corporativa é acompanhada de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade, e no escândalo da Toshiba mostra se que não teve nenhuma gestão de governança corporativa pois eles fizeram tudo diferente visando engordar seus resultados anuais, e aumentar o lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com