TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica sobre Pop Management

Por:   •  22/11/2017  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo aborda a influência da literatura pop-management nos gestores atuais e em seus processos de gestão. Ele mostra o papel que os contos infantis têm na formação da influência dessa literatura, mostrando, sob o ponto de vista da psicanálise, como a literatura pop-management e os contos e estórias infantis apresentam semelhança tanto em sua estrutura textual como na influência e na formação dos gestores.

O autor inicia sua argumentação mostrando na ótica da psicanálise a influência dos contos infantis para o amadurecimento das crianças. Segundo eles, os contos apresentam uma visão otimista da realidade e das situações de conflito. Isso realmente se assemelha com o que ele chama de “Histórias de Sucesso” (segundo o autor, são contos para adultos que mostram histórias de sucesso profissional e mantém temas dos contos infantis como a paixão, lucro e o poder), pois ambos têm a finalidade de ensinar subjetivamente o indivíduo através de uma visão otimista e que geram fantasias aos leitores. Criando na pessoa a sensação de que ela também pode se tornar um herói da organização em que ela está.

Em seguida, o autor faz uma análise entre duas histórias publicadas pela revista EXAME. Nessa análise ele mostra como a estrutura textual e psicológica está presente nos textos pop-management. As histórias possuíam um herói, antagonista que fazia resistência ao herói, um clímax nesse duelo e o sucesso do herói ao final da trama. Na visão dos autores, esses tipos de literatura possuem o mesmo sucesso dos contos infantis, pois grande parte dos leitores apresentam dificuldades de identidade. A partir daí há o que ele chama de construção de uma self.

        “O self contém (1) os níveis básicos da personalidade a partir dos quais emana o esforço em direção ao poder e ao sucesso”

Dessa forma, de acordo com Rüdiger (1995), “a busca de respostas para questões existenciais por meio da auto-ajuda dá-se por um processo de auto-racionalização no qual os desejos e condutas são regulados para a consecução de determinados objetivos”

Por isso, a literatura de autoajuda tem grande destaque no meio gerencial e empresarial, pois tem a capacidade de prover respostas para os egos fragmentados. Além disso, cria nas pessoas o senso de heroísmo. E faz também com que as organizações utilizem dessa literatura para ter maior força e domínio na sua cultura organizacional. Uma vez que conseguindo engajar os colaboradores a se tornar “heróis” da organização, pode-se aproveitar mais do empenho e da fidelidade dos mesmos.

Os autores concluem dizendo que o mercado tem apostado cada vez mais em manter traços infantis na fase adulta. Segundo eles, essa análise transpassa as fronteiras das organizações, podendo ser, também, analisada do ponto de vista do aspecto social e da influência desse perfil comportamental na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com