TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Developer: O desenvolvimento de novos empreendimentos

Por:   •  30/1/2018  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 2.2 – Developer: O desenvolvimento de novos empreendimentos

NETO, Antônio André. Empreendedorismo e Desenvolvimento de negócios. 

O capítulo traz ao leitor o entendimento sobre o empreendedor chamado Developer, explora a existência de características diferenciadas como determinação, iniciativa, autoconfiança, necessidade de realização, perseverança, conhecimento, experiências, credibilidade, entre outras características que o ajudam a concretizar a criação de um novo negócio. Deixa claro que ele pode ser pessoa física, pessoa jurídica especializada ou uma área dentro de uma empresa que tenham habilidades diversificadas, conhecimento e relações.

Demonstra também que esse tipo de empreendedor identifica uma oportunidade, levanta os recursos necessários, cria um negócio e vende sua participação quando acha oportuno. Para que ele ganhe dinheiro nesse processo, ele atrai investidores para comprar parte das ações do empreendimento em desenvolvimento, ficando com uma outra parte, de forma a viabilizar financeiramente o projeto e permitir que ele aplique pouco ou nenhum recurso próprio. Quando ele entende que o risco de negócio já está em um nível baixo e, portanto, chegou a um valor percebido elevado, faz a venda de sua participação gerando ganho, e inicia a criação de um novo negócio.

Cada novo empreendimento está enquadrado em uma categoria dependendo do seu objetivo, o qual pode ser a inovação, seja ela no processo, em um novo mercado ou em um mercado existente, porém com outro modelo de negócio; seja na criação de um novo produto/serviço; modernização de algo existente; expansão; reconstrução; e integração, onde se transforma produção interna em externa (horizontal) ou o oposto (vertical).

Fica claro que o objetivo do Developer é estruturar o empreendimento para conseguir alinhar os interesses dos Stakeholders deixando o negócio atrativo. Para que isso ocorra é de suma importância que o Developer consiga definir claramente o critério de estruturação e operação do negócio uma vez que esse novo empreendimento precisa gerar resultados superiores a outras formas de investimento que tenham riscos semelhantes, fazendo com que os Stakeholders aceitem a relação entre risco e retorno.

O resultado do negócio é proveniente de desafios superados pelo empreendedor, sendo esses desafios a percepção de uma oportunidade e o seu público alvo, a elaboração de uma proposta de valor, a definição do modelo de negócios, a estruturação do negócio, sua construção e operação.

O Developer precisa identificar com clareza um problema ou desejo não atendido para que ele consiga, através de seu conhecimento, conectar as informações ligadas direta ou indiretamente a atividade comercial dessa oportunidade.

A oportunidade precisa criar valor ao potencial cliente seja através da inovação, através da exploração de acesso a recursos escassos, canais de distribuição, criação de posição exclusiva de mercado, maior eficiência operacional.

Após a elaboração do plano de negócios onde constata-se a viabilidade técnica e econômica do negócio começa a fase de estruturação. Nessa fase, são tomadas as ações previstas nesse plano de negócios para conseguir obter o interesse dos stakeholders, ou seja, o Developer faz a venda da ideia buscando parceiros, investidores e financiadores que, através da assinatura dos contratos chamados fechamento financeiro, darão a estrutura financeira necessária para iniciar efetivamente a construção do negócio.

Uma vez que o Developer precisa criar credibilidade ao novo empreendimento com a intenção de atingir a sua meta ele pode contar com Co-developers, muitas vezes são prestadores de serviços ou fornecedores, que o ajudam no sucesso do projeto e com isso podem também receber uma parcela da sociedade.

O autor enfatiza que durante a construção é crucial a decisão das empresas especializadas que serão contratadas em cada etapa desse processo pois a expertise delas adicionarão valor ao empreendimento. Portanto, as escolhas precisam ser inteligentes, como no exemplo dado pelo autor que diz que a construção de uma fábrica precisa ter uma excelente localização, de forma que quando finalizada a construção o início da operação crie um bem ou um serviço com valor percebido pelo cliente, garantindo o interesse de compra pelo preço estipulado e consequente geração de lucro. Geração essa que deve ser, pelo menos, igual ao plano de negócio vendido aos stakeholders.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com