TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia para elaboração de um Empreendimento para Desenvolvimento Local

Resenha: Guia para elaboração de um Empreendimento para Desenvolvimento Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

Guia para elaboração de um Empreendimento para Desenvolvimento Local

O que você já sabe:

1. Diferentes níveis de governo desenvolvem empreendimentos

2. Um empreendimento tem vida continuada, de duração indeterminada, mesmo que abrigue projetos que tem duração limitada.

3. Os órgãos públicos têm objetivos, finalidade e vida continuada e executam ou coordenam projetos e atividades.

Nova alternativa: as Parcerias Público-Privadas – PPP – os empreendimentos são feitos com recursos do governo e de agentes privados. Os empreendimentos podem ser operados pelo governo ou pelo agente privado ou ainda ser dividido entre os dois.

Nova postura: o objetivo é viabilizar resultados positivos para a população e evitar desperdícios planejando em conjunto qual a participação de agente.

Nova postura: a população participa do planejamento para determinar o que fazer e para fiscalizar a execução.

Guia para elaboração de um Empreendimento para Desenvolvimento Local

1. Estabelecer o local do empreendimento – pode ser a rua ou o bairro onde mora, pode ser uma região da cidade, pode ser toda a cidade. Poderia até mesmo ser algum espaço maior, mas não é recomendável nessa sua primeira experiência.

2. Descreva sucintamente a situação atual do local escolhido e identifique os aspectos mais críticos que necessitam ser melhorados ou modificados.

3. Verifique se sua percepção sobre o que precisa ser mudado é a mesma que têm as pessoas que residem, trabalham ou freqüentam o local.

Guia para elaboração de um Empreendimento para Desenvolvimento Local

3. Imagine soluções para corrigir as deficiências encontradas e, a partir daí, estruture o objetivo do empreendimento que será proposto.

4. Separe o que vai ser feito em dois blocos: o que precisa ser feito para corrigir a situação atual e o que precisa ser feito depois para que as pessoas possam usufruir dos benefícios de modo continuado.

5. Organize o que precisa ser feito em projetos e atividades, lembrando que as atividades são continuadas, não tem duração limitada.

Guia para elaboração de um Empreendimento para Desenvolvimento Local

5. Faça a verificação inversa: analise se ao fazer o que acabou de programar se o empreendimento vai gerar os benefícios pretendidos. Enumere benefícios e indique os beneficiários.

6. Levante quais os custos aproximados para conseguir realizar os projetos necessários e as atividades que se constituem na operação.

7. Escreva a argumentação que apresentará à administração pública (ao prefeito, por exemplo) para justificar o empreendimento e convencê-lo que vale a pena.

8. Verifique se houve economias resultantes do empreendimento ter sido feito: pode ser para as pessoas da região ou pode ser para a prefeitura manter o local ou baratear seu custo.

9. Verifique em sua lista de atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com