TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro "A Meta"

Por:   •  24/6/2016  •  Resenha  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  1.705 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA - A meta: um processo de melhoria contínua

O livro “A Meta” retrata, basicamente, as dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, chamada UniCo, para administrar esta empresa, visto que a mesma estava trilhando um caminho de falência, pela desorganização encontrada até então na organização. Desta forma, o foco principal do gerente era evitar a falência da empresa.

O gerente da fábrica Alex Rogo encontrava-se sob pressão, já que sua unidade estava indo mal, fazia quatro meses que nenhuma entrega saía sem atrasos. Neste tempo, o vice-presidente da empresa, Bill Peach (chefe direto de Alex), cobrou-lhe a entrega de um pedido atrasado, e aproveitou a oportunidade para salientar que, caso a empresa não melhorasse seus resultados dentro de três meses, ela seria fechada, o que resultaria numa demissão em massa de aproximadamente duzentos e oitenta funcionários. Com o intuito de atender o referido pedido, o gerente não mediu esforços para encontrar uma maneira de tornar a fábrica competitiva perante sua administração.

        Ao encontrar Jonah, um antigo professor da faculdade, Alex pede então conselhos a ele, tentando descobrir os motivos de a fábrica, que até então possuía bons equipamentos, estrutura e mão de obra qualificada, não conseguir gerar lucros. A partir das conversas com Jonah, a princípio, Alex percebe que suas máquinas não estavam operando na mesma velocidade, e que, além disso, a maioria das peças eram produzidas sem necessidade, o que gerava excesso de estoques e por conseqüência custos elevados e uma incapacidade de uma maior produção, já que o armazenamento implica em gastos com local para estocagem, além do que, na maioria das vezes há manutenção das mercadorias, segurança, manutenção de máquinas, mão de obra para desempenhar estas funções (trabalho improdutivo) e o fator mais importante, a geração de produtos obsoletos. Jonah então salientou que Alex necessitava encontrar o gargalo da produção, ou seja, o recurso pelo qual a capacidade de produção fosse inferior à demanda, resumidamente, seria o funcionário ou a máquina que atrasava o processo produtivo.

        Posteriormente, após ser responsável por uma caminhada em uma trilha com o grupo de escoteiros de seu filho, Alex percebe que um dos colegas de seu primogênito encontra-se com dificuldades de continuar o percurso, já que estava com excesso de peso na mochila, o que acabava gerando um atraso na caminhada de todos, que tinham que andar mais devagar para esperar o colega. Alex então entendeu que, caso todos ajudassem, este colega conseguiria acompanhá-los na caminhada, e assim, dividiram o peso de sua mochila entre todos os colegas. A caminhada foi concluída com sucesso, após sua conclusão, Alex pôde perceber que o colega com sobrepeso na mochila era o gargalo do grupo naquele momento, ou seja, aquele que gerava atraso na conclusão da tarefa.

Levando em consideração e trazendo como aprendizado a situação ocorrida, o gerente resolveu aplicar o princípio na fábrica, ou seja, buscar o gargalo na produção, a fim de que fosse possível alcançar a meta da empresa: gerar lucro e eliminar qualquer possibilidade de falência. Desta forma, Alex reuniu-se com os gerentes de cada departamento dentro da fábrica, explicando a situação ocorrida anteriormente, para que fosse possível a identificação do gargalo dentro da produção na UniCo, já que possivelmente este seria o motivo do atraso na produção. Após reunião e uma visita de Jonah à fábrica, foram detectados os locais com o maior número de material em processamento. Partindo deste pressuposto, foi percebida a máquina gargalo dentro da produção, a NCX10, e que esta teria a capacidade de produção maior do que as demais, podendo haver uma diminuição nos serviços das outras, se adaptados à máquina gargalo. Alex percebeu ainda que o gargalo na produção não estava somente na máquina NCX10, mas sim na fabricação inteira, ou seja, o atraso se decorria devido ao fato de toda a capacidade de produção da fábrica ser utilizada para produzirem peças não utilizadas com tanta freqüência e que necessitavam de armazenamento em estoque, gerando custos excessivos para tal fim, e o mais preocupante, a fábrica deixava de produzir peças mais utilizáveis para o “todo”.

Com esta conclusão, a decisão do gerente para a UniCo foi de realizar o processamento de peças em outras máquinas, inclusive utilizando uma máquina antiga que estava em desuso, fazendo com que fosse possível a redução da necessidade de produção na máquina gargalo, o que gerou um aumento significativo de produção na fábrica e a eliminação de atraso na entrega.

 Com o fim dos atrasos na entrega, o próximo problema encontrado pela empresa deixou de ser o gargalo de produção e acabou se tornando o gargalo de mercado, desta forma, começa a ser desenvolvido pelo marketing da UniCo um plano, capaz de favorecer a demanda do produto no mercado. Bill Peach, novamente aparece na empresa, e desta vez, solicita que o lucro da empresa aumente pelo menos 15%. Neste meio tempo, Alex entra em contato com o marketing da empresa e descobre que um de seus clientes necessita de um grande pedido em um curto período de tempo, assim, o gerente assume o novo pedido focado em atender essa demanda de forma eficaz. Por hora, decidem diminuir as demandas de outros pedidos a fim de que consigam finalizar somente este pedido sem erros, que é considerada a única chance de aumentar o lucro em 15%, conforme solicitado pelo vice-presidente. A solicitação da empresa era 2000 peças em duas semanas. A UniCo se propôs a entregar 500 peças por semana durante 4 semanas. A nova proposta foi aceita pelo cliente e assim, foi desenvolvida por Alex uma nova estratégia de produção, visando atender a demanda do cliente.

A produção foi tão eficiente que a entrega do produto ocorreu um dia antes do combinado, fazendo com que o contratante ficasse totalmente satisfeito. O responsável pela empresa contratante, logo após a entrega, encaminhou-se até a fábrica para agradecê-los pelo ótimo trabalho, e informou que a empresa estava disposta a fechar um contrato de entrega contínua.

Apesar de todo o esforço da equipe para alcançar os 15% do aumento do lucro naquele mês, apenas 12% deste foi alcançado. Alex mostra-se apreensivo por isso, mas Bill ao receber a notícia, parabenizou o gerente e sua equipe e informou-os que a fábrica não seria fechada, já que ela se torna uma das melhores da história. Por fim, oferece a Alex uma promoção na empresa, para que ele gerencie também uma outra filial, já que seu amadurecimento no trabalho estava tão evidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com