TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro A Meta: Um processo de melhoria continua

Por:   •  30/11/2021  •  Resenha  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Reginaldo Alves de Freitas Júnior

Curso: Engenharia de Produção Data: 24/09/2021

RESENHA CRÍTICA

Goldratt, Eliyahu M.; Cox, Jeff. A Meta: Um processo de melhoria continua. 2. ed. São Paulo, Nobel, 2014. 360 p.

 

1  CREDENCIAIS DOS AUTORES

Eliyahu Moshe Goldratt  foi um físico israelita que se tornou consultor de administração e um dos proponentes da Teoria das restrições. Ele afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações.

Foi o autor de vários livros escritos em estilo de novela, abordando temas como logística de produção, logística de distribuição, planejamento estratégico, contabilidade, gerenciamento de projetos, finanças, marketing, tecnologia da informação, entre outros.

O seu livro "A Meta" introduz aspectos da contabilidade e da produtividade criando um novo enfoque de análise chamado "Mundo do Ganho" em oposição ao chamado "Mundo do Custo". É considerado uma obra importante no campo da melhoria da produtividade e de toda decisão gerencial focada na lucratividade.

Jeff Cox é um escritor independente especializado em escrever não ficções de negócios, sendo co-autor de 7 destes livros, que incluem A Meta, Zapp e Selling the Wheel. Jeff Cox foi chamado de "um mestre de transmitir conceitos de negócios através de uma história interessante". Ele é um escritor criativo com a cabeça para os negócios. Trabalhando com consultores e editores, ele escreve livros empresariais criativos que vendem ideias. Mais de 15 milhões de cópias de livros escritos por Jeff foram vendidos em todo o mundo. 

2  RESUMO DA OBRA

O livro transcreve a vida de um homem, em estado terminal, administrador de uma fábrica e a maneira que ele vai descobrindo os problemas ao mesmo tempo que vai encontrado soluções. Já no começo da história Alex Rogo, que gerencia uma indústria de montagens, enfrente alguns problemas em sua fábrica devido aos pedidos que foram entregues em atraso. Mesmo possuindo equipamentos e equipes muito eficientes o retorno era mínimo.

Quando o vice-presidente da UniCo, Bill Peach vai até a fábrica em que Alex trabalha surge o grande problema na vida de Alex, pois Bill estipula um prazo máximo de três meses para que a fábrica apresentasse lucro ou ela seria fechada. Isso perturba Alex, já que ele teria que salvar a fábrica e o emprego de centenas de funcionários.

Em meio a uma reunião com os gerentes das divisões, Alex recorda um certo dia em que conversou com Jonah, seu antigo professor de física. Este questionou a Alex qual seria a meta de sua fábrica. Após muito refletir responde que seria aumentar a eficiência e por consequência, a produtividade. Então ele reúne sua equipe de trabalho e relata tudo o que foi dito por Jonah naquela ocasião.

Após muita discussão e as mais diversas hipóteses de qual seria a meta da fábrica, concluem que todos os caminhos convergiam para um único objetivo: ganhar dinheiro. Com o receio de perderem seus empregos, os funcionários se comprometem a fazer todo o possível para salvar a fábrica. Entretanto problemas externos dificultam o cenário de maior união da equipe aconteça, o casamento de Alex é um deles, e com isso a dedicação de cada membro fica prejudicada.

Em mais uma conversa seu professor esclarece para Alex para o gerenciamento operacional de uma empresa existem três regras: ganho, inventário e despesa operacional.

Ganho: índice pela qual o sistema ganha dinheiro através das vendas.

Inventário: investimento de dinheiro na compra de coisas que pretende comprar.

Despesa Operacional: dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho.

Então Alex passa essa ideia a seus funcionários, que ficam receosos quanto a adoção das mesmas, mas que por fim aceitam e as implementam. No entanto deixam claro que não entendem muito bem como relacioná-las. Pedem para uma outra conversa seja marcada com Jonah, mas desta vez em New York. Nela o professor explica sobre flutuações estatísticas e eventos dependentes, conceitos que mereciam muita atenção nas máquinas da fábrica. Ele deixa claro para que Alex que não existe um sistema perfeito de produção e que demanda e produtividade não podem ser igualadas.

Os conceitos incorporados aos conhecimentos de Alex foram aprendidos em uma determinada excursão da qual ele foi o líder. Ele compreendeu que cada jovem possuía passos diferentes, ou seja, as flutuações estatísticas; e ademais que o andar de cada um deles era inteiramente dependente do ritmo do outro ou seja, eram eventos dependentes. Não obstante a inexistência do sistema perfeito fica corroborados pelo jogo dos palitos.

Alex repassa suas ideias a seus funcionários e assume um sistema de nomeação para as suas máquinas: os não-gargalos, cujo processo de fabricação de peçs não atrasava; e os gargalos, que para finalizar determinada peça demandava mais tempo e por consequência deveriam funcionar a todo o momento. Os gargalos eram a NCX-10 e o auto forno.

Então a equipe adotou cores para identificar as prioridades das peças: a cor vermelha para as que deveriam passar pelos gargalos e a cor verde para as que passam pelos não-gargalos. Assim, aliado a outras medidas tomadas, eles conseguem aumentar o ganho ao mesmo tempo em que reduzem o inventário. A eficiência princípio cai, porém o desempenho não é afetado por isso. Com essas novas ideias e novos resultados a fábrica, e seus empregos, são salvos. Então é proposto a Alex que ele se torne o novo diretor da divisão e ele aceita, deixando a fábrica sob o controle de sua equipe.

Ficam claras as duas metas mostradas neste livro: Alex pretendia salvar a fábrica e seu casamento e a fábrica aumento seu ganho, cumprir os prazos de entrega e ser produtiva.

 

3 CONCLUSÃO DA RESENHISTA

 O ponto focal das ideias do autor é o alcance que ele denomina meta da organização, ou seja, aumentar o lucro mediante uma gestão adequada da produção. O cerne da sua teoria é que sempre serão apresentados uma ou mais restrições em meio a ao processo de chegar a sua meta. Caso contrário a empresa apresentaria lucro infinito, algo impossível.

Pela experiência de Alex é possível ao leitor compreender as dificuldades de se gerenciar um fabrica/empresa e analisar as possibilidades para resolve-las. Todo este processo é de grande importância para alcançar objetivos maiores. No fim está é META de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com