TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Just In Time

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

O just-in-time foi desenvolvido pela Toyota após o “choque do petróleo” que aumentou o preço dos produtos e prejudicou as companhias que trabalhavam com produção em massa. O método posteriormente foi aplicado por outras companhias e em outros setores de negócio.

Esta ferramenta lean  significa que cada processo deve ser suprido com os itens e quantidades corretas, no tempo e lugar correto e tem como objetivo melhorar a eficiência da linha de produção, visando obter produtos e serviços ao menor custo e o mais rápido possível. Este objetivo é alcançado através da redução dos desperdícios de recursos da produção e de um sistema que fornece meios simples e altamente visíveis de autorização e controle de produção (WILDEMANN e CARLSON, 1987).

Desperdícios como superprodução, tempo de espera, transporte dentro da fábrica, processos não otimizados, estoque, movimentação de operários e produtos defeituosos são combatidos pela ferramenta just-in-time, mas, para implementá-la, são necessários mecanismos de controle eficientes. Neste caso é utilizado o Kanban.

O nome kanban tem origem japonesa e pode ser traduzido como cartão ou sinal, atuando como um mecanismo de controle de fluxo e incorporando estabilidade e previsibilidade a Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe (2017) 556 ISSN 2447-0635 • www.simprod.ufs.br estoques considerados suscetíveis às mudanças de mercado (LIN et al., 2013; MAJCHRZAK e STILGER, 2017; SLACK et al., 2009).O Kanban cria uma ordem para a linha de produção, assim maximizando sua eficiência e eliminando desperdícios.

Ferramentas como essas são as responsáveis pela indústria japonesa ser tão poderosa mesmo passando por vários problemas como guerras, crises financeiras, catástrofes naturais etc. O just-in-time e o Kanban se mostram ferramentas extremamente eficazes na redução de custos, o que é crucial para qualquer empresa se manter viva em momentos de baixa demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com