TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Argonautas do Pacífico Ocidental

Por:   •  19/9/2020  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

1. Leia a Introdução do livro Argonautas do Pacífico Ocidental de Malinowski e comente os principais elementos descrito pelo autor na estruturação de uma pesquisa de campo.

Malinowski dará início a introdução descrevendo o pacífico ocidental apresentando os seus aspectos econômicos e culturais, onde ocorrerá sua pesquisa, trabalho etnográfico. O autor, então, acha importante salientar o que pode de certa forma “corromper” a lisura de um trabalho etnográfico e a partir desse ponto apresenta princípios a serem seguidos para que se tenha um maior aproveitamento da experiência etnográfica.

Para Malinowski, um trabalho consistente conseguirá mostrar de maneira clara a visão e maneira de viver da população (cultura) estudada, e as considerações do etnógrafo que faria o estudo. A dificuldade para entender a mentalidade e a cultura dos nativos, o fez desenvolver algumas regras de aplicação cientifica. São três princípios. O primeiro deles é de que o pesquisador ‘’deve possuir objetivos genuinamente científicos e conhecer os valores e critérios da etnografia moderna”. O segundo é que o pesquisador deve “assegurar boas condições de trabalho, o que significa, basicamente, viver mesmo entre os nativos, sem depender de outros brancos”. E o terceiro que diz que o pesquisador “deve ele aplicar certos métodos especiais de coleta, manipulação e registro de evidência.

Em outras palavras, pelo método de Malinowski o objetivo poderia ser descrito da seguinte forma: O etnógrafo tem que mensurar a organização da tribo, e seus princípios culturais de maneira clara. Além disso tem que dispor de método de documentação de tais constatações (diário etnográfico). A partir disso deve haver um contato estreito com a tribo estudada, onde será observado seu comportamento e vida real. É valido ressaltar que o autor acha importante evitar contato com alguém de mesma cultura do etnógrafo para que este viva a real experiência de “entrar” naquela cultura, a fim de, fazer uma coleção de afirmativas, palavras peculiares, narrativas, elementos folclóricos, entre outros, com a finalidade de documentar o modo da tribo.

A estruturação de pesquisa etnográfica proposta por Malinowski representa um modelo onde não há apenas coleta de dados, mas também, uma vivência profunda da vida nativa. No que desagua em estudar o que é de mais intimista na cultura e valores da tribo Kula e entender de maneira detalhada todos os seus aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com