TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: O Mundo é Plano

Por:   •  13/9/2018  •  Resenha  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha do Capítulo Um do Livro

O Mundo é Plano

“Só um Cochilo”

Este livro explica um pouco o novo jogo de forças do capitalismo global no começo do século XXI, Thomas Friedman buscou relatar a evolução e a revolução provocada pela globalização.

Ao fazer uma alusão de sua viagem de exploração sobre os efeitos da globalização  com a de Cristóvão Colombo que ocasionou a descoberta das índias, o autor tenta simplificar de forma lúdica para fácil compreensão o resultado do efeito da maior interação e integração no mundo “a Globalização”.

 Thomas Friedman demonstra os impactos e transformação pela qual o mundo passou em três grandes momentos, de sua perspectiva isso se deu em virtude do achatamento do mundo.

 A distância nos fazia acreditar que o mundo era maior do que podíamos imaginar o que consequentemente impossibilitaria a interação entre os povos, as empresas e as pessoas. Mas, com o surgimento da Globalização de forma gradativa fomos percebendo que isso poderia ser superado.

Neste livro podemos perceber o quão grandemente desigual é o mundo ou pelo menos era mais antes da globalização. Podemos notar isso quando o autor menciona Colombo zarpando em seus navios buscando novas rotas  para a Índia, ele possuía conhecimento de algumas técnicas e tecnologia (vale ressaltar que me refiro a tecnologia hoje primitiva usada por Colombo em seus navios que eram considerados os mais avançados na época).  E os índios nem ao menos conheciam ou imaginava existir outros povos.

O autor retrata o que ainda hoje acontece, onde tudo ficou tão dinâmico que as mudanças ocorrem de forma tão rápida. Ressalta a necessidade de estarmos atentos ao entorno observando onde estamos indo e qual o melhor caminho a ser seguido. Os avanços da tecnologia e da comunicação permitiram que os indivíduos as pudessem romper as fronteiras  e conectassem como nunca antes, transformando as noções conhecidas de distância, tempo e trabalho. 

A globalização ocasionou uma ruptura, que oportuniza a interação e desenvolvimento mais acelerado em todos os aspectos. Colombo é considerado o precursor da Globalização em seu estado inicial, em virtude de ter sido através dele que iniciou-se os processos de integração. Onde o mundo começou a interagir encurtando assim as distancias em termos de contato comercial de um país com o outro a este fenômeno  foi chamado Globalização 1.0.  

Com esta circulação entre novos mercados este modelo de negócios  logo viria a se tornar obsoleto, o que possibilitou os incrementos da globalização, por não ser estática e ser aberta a inovações, a globalização possibilitou que as empresas não necessariamente enviasse pessoas de um lado para o outro para comprar e vender seus produtos. Deu-se início então a Globalização 2.0 que teve seu desenvolvimento em duas etapas.

 As empresas incrementaram suas buscas, e foram atrás de novos mercados internacionais, onde as empresas multinacionais não só queriam os  mercados ( para compra e venda)  bem como, também  queriam mão-de-obra. E esta integração global foi  alimentado pela queda de custos dos transportes. Os Modais logísticos de motor a vapor  e às ferrovias facilitavam o escoamento da produção de um lugar para o outro possibilitando ultrapassar as barreiras físico-geográficas. E  este era seu primeiro momento.

Numa segunda etapa o processo de Globalização 2.0 absorveu importantes inventos e difusões na área de comunicação que fizeram a diferença fazendo com que as empresas alçassem voos mais altos. Alimentada pela queda dos custos de comunicação o mundo viu abrir novas possibilidades para as empresas  se tornarem mais eficientes através da incorporação de telefones, telégrafos e e-mail.

Neste momento observou-se que a circulação de bens e informações  foram potencializadas bem como a mão de obra se tornou em escala mundial mais acessível, uma vez que houve o encurtamento da distancia entre os países por conta da globalização.

A partir do ano de 2000 já era possível notar o crescimento e evolução da globalização do ponto de partida com Colombo até este momento, varias coisas já haviam sido agregadas a esta nova forma de Integração global, gerando cada vez mais inovações e facilitando o desenvolvimento mundial.

A partir deste desenvolvimento e da ruptura com o modelo antigo de negócios surge então a globalização 3.0 na sua forma  mais eficiente e eficaz  aposentando os modelos arcaicos de fazer negócios. Em suas duas eras anteriores, a globalização segundo o autor tinha quebrado muros modificando processos obsoletos de compra e venda, encurtou distancias através da exploração dos modais de transporte  tornando mais eficiente e globalizado os países;   Com a incorporação de inovações nos meios de comunicação facilitou os diálogos e acordos das empresas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com