TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto: Afinal, o que se entende por tecnologia e como ela se relaciona com a ciência?

Por:   •  5/4/2020  •  Resenha  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do texto: Afinal, o que se entende por tecnologia e como ela se relaciona com a ciência?

O texto resenhado é o capítulo 1. 2 da 1ª edição do livro Sociedade Tecnologia na Era Digital, dos autores Sueli Soares do Santos Batista e Emerson Freire, publicado pela editora Erica em São Paulo, no ano de 2014.

Nesse capítulo, o autores abordam que a tecnologia moderna não pode ser considerada um mero estudo da técnica. Ela representa mais que isso, pois nasceu quando a ciência, aliou-se à técnica, com o fim de promover a junção entre teoria e prática.

A tecnologia não se reduz a instrumentos, é também um conjunto de produtos, serviços e processos. É definida como o estudo dos procedimentos técnicos naquilo que eles têm de geral e nas suas relações com o desenvolvimento da civilização. O estudo dos procedimentos técnicos gerais ou específicos é uma tarefa que os modernos se impuseram, portanto foi só na Idade Moderna que a técnica foi incorporada ao saber científico de maneira mais evidente através de uma metodologia científica. O encontro entre técnica como simples fazer e os procedimentos científicos é o que chamamos de tecnologia. O projeto de Francis Bacon era tornar os homens definitivamente condutores da natureza através de um método seguro que visa, a técnica como essência desse saber.

A ciência moderna estabeleceu as diretrizes fundamentais de uma metodologia que consistia na observação intencional de um problema; na Coleta e organização de dados indutivamente; na formulação de hipóteses; na experimentação para testar as hipóteses, refutando-as ou confirmando-as; e na formulação e/ou discussão de uma teoria. Durante o processo de industrialização, a tecnologia passou a ser venerada ficando além da ciência e também acima da técnica.

Para explicar o que é o profissional especializado em tecnologia, os autores partem de uma visão mais estrita e aceita pelo senso comum até chegar a uma relação dialética entre ciência e tecnologia, então, é possível fazer um giro em torno do significado teórico-prático, seguindo os seguintes aspectos: A tecnologia é o conjunto de princípios e processos de ação e de produção que provêm da aplicação do conhecimento científico, de diversos saberes e da experiência acumulada dos homens; a tecnologia reúne conjuntos de técnicas para organizar de modo lógico as coisas, as atividades e as funções para serem sistematicamente observadas, compreendidas, transmitidas, utilizadas; a tecnologia é uma ciência: ciência da atividade humana.

Quando definimos tecnologia como conjunto de técnicas ou conhecimento aplicado em oposição ao conhecimento científico. Essa distinção surge da ignorância de que a tecnologia, independentemente dos benefícios ou malefícios que acarreta, é um processo de mudança da sociedade, criando um novo ambiente humano, mudando a própria sociedade. A tecnologia não se trata apenas das questões éticas relativas à sobrevivência da espécie humana. São decisões políticas que inscrevem na sociedade o uso da tecnologia, determinando quem deve ou não viver, como se deve viver ou morrer. Ao definir tecnologia como inserção do ser humano na sociedade, deve se associar a tecnologia da ciência, da arte, da indústria, da sociedade, do pensar sobre a técnica.

A tecnologia enquanto ciência da técnica e não simplesmente ciência aplicada em oposição à ciência pura exige pesquisas, reflexão permanente e estudos contínuos sobre o pensamento que se produz. O conceito de tecnologia na perspectiva da formação de tecnólogos, é importante apontar para o fato de que ciência e tecnologia não podem ser polarizadas, ficando a ciência do lado da teoria e a tecnologia do lado da prática. É preciso que a supremacia da ciência sobre a tecnologia também fosse desfeita, desde o ensino fundamental.

Existe ampla e inovadora discussão sobre as relações entre o homem e a máquina, em que a técnica se apresenta como importante espaço e oportunidade de mediação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com