TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do ensaio: Tecnologias e Sistemas de Informação

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 7

AVM Faculdade Integrada

Gestão de documentos e informação

Classificação de Informação e de Sistemas de Informação

Elizanilde Alves Silva

Resenha Crítica do ensaio “Tecnologias e Sistemas de Informação : uma área científica orientada às necessidades de conhecimento dos profissionais envolvidos na contínua transformação das organizações através das tecnologias da informação” do autor João Álvaro Carvalho, vinculado à universidade do Minho – Portugal.

Rio Branco – Acre, 26 de março de 2015.

Neste trabalho serão citadas as seguintes siglas:

TI – Tecnologia da Informação

TSI – Tecnologia de Sistemas de Informação.

Resenha Crítica do ensaio “Tecnologias e Sistemas de Informação : uma área científica orientada às necessidades de conhecimento dos profissionais envolvidos na contínua transformação das organizações através das tecnologias da informação” do autor João Álvaro Carvalho, vinculado à universidade do Minho – Portugal.

Elizanilde Alves da Silva

Historiadora, pós graduanda em Gestão

 de Documentos e Informação/AVM.

        No texto a que se refere esta resenha o autor discorre a respeito das novas tecnologias de informática que estão sendo aplicadas no gerenciamentos de empresas, e os métodos que estão sendo utilizados na atualidade para a aplicação efetiva dessas tecnologias.

        João Alvaro de Carvalho apresenta a problemática de aplicação desses métodos para o gerenciamento das empresas, de como essa tecnologia se expandiu no mundo globalizado e como os profissionais da área tem se esforçado para se adequarem a nova realidade.

        Segundo CARVALHO, essas tecnologias são um fenômeno que estão sendo diretamente relacionadas com o bom desempenho das empresas, visto que atualmente o uso de todo o aparato tecnológico é fundamental para o crescimento, aumento de produtividade e rendimentos, estimulados pela competitividade mundial, já que a integração do comercio internacional é uma realidade.

        A globalização criou a necessidade de integração entre empresas e usuários dos sistemas computacionais, que ora são os pretensos comerciantes, os clientes compradores.

        Os computadores estão cada vez mais inseridos na vida das pessoas e como consequência impulsiona as empresas da área de informática em geral, desde os produtores de equipamento aos de softwares, a estarem em busca de constante evolução para desenvolvimento de produtos mais competitivos.

        A primeira parte do ensaio apresenta a missão dos profissionais, os engenheiros e técnicos da área de informática e suas contribuição para as empresas na superação de desafios e na resolução de problemas que surgem com as frequentes inovações tecnológicas, onde estes necessitam estar atualizados e aptos para soluciona-los.

        Com relação a esta responsabilidade, o autor cita que:

“É missão dos profissionais de TSI ajudar as organizações a lidar com estas questões e a enfrentar estes desafios. Trata-se de profissionais cujo trabalho está relacionado com as TI, mas cuja responsabilidade o de facilitar a contínua transformação das organizações través da adoção e exploração TI”. (CARVALHO, 2010).

        O autor aponta neste ensaio a importância da informação nas organizações e como são elevados os resultados tanto nas transações comerciais como quanto nas relações internas. Ressalta a criação e uso de sistemas informacionais e a disponibilização das informações trazem resultados positivos não apenas nas transações comerciais em si, mas de forma geral no controle organizacional auxiliando na resolução de problemas e nas tomadas de decisões.

        Outro fator importante do uso das informações tecnológicas é a memorização e o partilhamento dos documentos, gerando um intercambio interno que facilita a recolhimento automático da informação e melhora toda a comunicação.

        Entre os diversos papeis desempenhados pelas TIs, está o melhor desenvolvimento do trabalho organizacional; a modernização das plataformas de uso e armazenamento de bases de dados; modernização da infraestrutura técnica e de equipamentos e de impulsionamento de formação de profissionais na área.

        A dinamização das informações sobre os procedimentos tecnológicos e a necessidade de interação do técnico ou engenheiro tecnológico com a clientela e a necessidade de um arranjo flexível entre equipes, indivíduos e máquinas fez com que essa profissão tenha tomado grande importância nas empresas. Aumentou a procura de pessoas com competências técnicas e funcionais para realizarem os serviços tecnológicos e gerenciar a aplicação destas tecnologias. Essas atividades envolvem a interação com outras áreas organizacionais, tais como marketing e venda, logísticas, suporte e manutenção de equipamentos.

        Também há a constante necessidade de atualização de softwares o que impulsiona em cadeia a indústria desses produtos.

        A combinação de competências gerenciais e econômicas conduzem o processo tecnológico ao constante nivelamento entre mercado e serviços ofertados.

        Por ter uma característica multidisciplinar, os métodos aplicados para a produção do conhecimento científico nessa área, tendem à necessidade de recorrer a uma mais ampla diversidade de conhecimento para a construção cognitiva. Por ser um campo relativamente novo, os profissionais de TSI, segundo CARVALHO, “precisam lidar com uma vasta cultura que transcende às fronteiras estabelecidas de várias outras áreas científicas”.

        É bem sabido que um único profissional que atue na área de TI nem sempre terá a capacidade de abarcar todo o corpo cognitivo que exige a área. No entanto, este profissional, seja o técnico ou o engenheiro tecnológico, será o responsável por orientar os trabalhos e as pesquisas neste campo. É necessário que obtenha uma uma visão global e sólida de informática e se aprofunde no conhecimento de gestão administrativa e tecnológica, além dos conhecimentos específicos da disciplina.

        Trazendo a discussão para a área arquivística, é bem sabido que os sistemas de informação trabalham para que o processo de arquivamento e recuperação da informação aconteça de forma rápida, precisa e segura. Há uma diversidade de empresas que trabalham com a disponibilização de softwares e websites que orientam, armazenam e distribuem essa informação. Os programas disponíveis no mercado geralmente são licenciados por estas empresas, instalados e administrados por elas, que trazem no pacote o profissional especialista na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (300.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com